Entenda a necessidade de um POP no seu estabelecimento

Você é um microempreendedor que preza pela qualidade de seus produtos e quer saber mais sobre o Procedimento Operacional Padrão (POP)?  Se sim, saiba que estes POPs podem trazer diversos benefícios que irão auxiliar no desenvolvimento e aprimoramento do seu serviço. Dessa maneira, a Fórmula Consultoria separou um texto especialmente para você conhecer mais sobre o POP e entender porquê é interessante que o seu estabelecimento tenha um. Venha conferir mais!

O que é um POP?

POP é um procedimento que detém de linguagem simples, escrito de forma objetiva e detalhada. Ele é responsável por estabelecer instruções sequenciais, técnicas e operações rotineiras e específicas na produção, armazenamento e transporte dos produtos. Desse modo, visando à proteção, garantia de preservação da qualidade das matérias-primas e do produto final e a segurança dos manipuladores.

O Procedimento Operacional Padrão deve conter:

  1. Instruções sequenciais das operações e a frequência de execução, especificando o responsável por esta;
  2. Listagem dos equipamentos, peças e materiais utilizados na tarefa, com descrição dos procedimentos realizados por atividades críticas; 
  3. Descrição das operações e pontos proibidos de cada tarefa; 
  4. Roteiros periódicos de inspeção dos equipamentos utilizados na produção.

Em suma, esses são documentos que devem ser aprovados, assinados, datados e revisados de acordo com a frequência descrita ou conforme julgar necessário.

Qual o objetivo do POP e os seus benefícios?

Um POP tem como objetivo padronizar e diminuir as ocorrências de erros e desvios na execução das operações, a fim de garantir o funcionamento correto e eficiente dos processos internos. Isto é, um Procedimento Operacional Padrão coerente garante o aumento da previsibilidade dos seus resultados, minimizando as possíveis variações presentes, independente da falta, ausência parcial ou férias de um funcionário. Por isso, é importante que o seu estabelecimento obtenha o quanto antes o POP.

Ademais, além do investimento na gestão de qualidade, devido a padronização das tarefas, outro benefício seria a melhora na gestão de tempo na execução das operações. Visto que, o POP também é capaz de padronizar o treinamento dos funcionários.

Os POPs se aplicam para quais estabelecimentos?

Seu âmbito de aplicação, segundo a RDC N° 275/2002, que visa regularização para estabelecimentos relacionados à alimentação humana, aplica-se aos estabelecimentos processadores/industrializadores nos quais sejam realizadas algumas das seguintes atividades: produção/industrialização, fracionamento, armazenamento e transporte de alimentos industrializados. Já de acordo com a Instrução Normativa N° 04/2007, aplica-se a todo estabelecimento fabricante ou fracionador de produtos destinados à alimentação animal. 

Sendo assim, alguns exemplos de aplicações dos POPs são: sacolões, padarias, indústrias de produtos para alimentação humana ou animal, restaurantes, buffet, lanchonetes, açougues, cozinhas industriais, dentre outros.

Quais são os POPs que você deve ter no seu estabelecimento?

No caso de estabelecimentos para alimentação humana, alguns dos POPs são:

Higienização das instalações, equipamentos, móveis e utensílios: informa sobre a  natureza da superfície a ser higienizada, método de higienização, princípio ativo selecionado e sua concentração. Além do tempo de contato dos agentes químicos e ou físicos utilizados na operação de higienização, temperatura, entre outros.

Controle da potabilidade da água: inclui as etapas em que esta é crítica para o processo produtivo, especificando os locais de coleta das amostras, a frequência de sua execução, as determinações analíticas e a metodologia aplicada.

Higiene e saúde dos manipuladores: informa as etapas, a frequência e os princípios ativos usados para a lavagem e antissepsia das mãos dos manipuladores. Assim como as medidas adotadas nos casos em que estes apresentem lesão nas mãos, sintomas de enfermidade ou suspeita de problema de saúde que possa comprometer a segurança do alimento. Ademais, especifica os exames e sua periodicidade em que os manipuladores de alimentos são submetidos.

Manejo dos resíduos: possui a frequência e o responsável pelo manejo de resíduos, os procedimentos de higienização dos coletores de resíduos e áreas de armazenamento.

Controle integrado de vetores e pragas urbanas: possui medidas preventivas e corretivas destinadas a impedir a atração, o abrigo, o acesso e ou a proliferação de vetores e pragas urbanas.

Seleção das matérias-primas, ingredientes e embalagens: deve prever o destino dado às matérias-primas, embalagens e ingredientes reprovados no controle efetuado

Como a Fórmula Consultoria pode ajudar você?

Se você possui um estabelecimento, os POPs são necessários para padronizar o serviço executado por sua empresa e manter seu negócio de acordo com as normas da ANVISA e do MAPA, a fim de evitar fiscalizações e complicações à saúde do consumidor. A Fórmula Consultoria pode te ajudar a padronizar e regularizar sua empresa, fornecendo o Manual de Boas Práticas de Fabricação (MBPF) e seus Procedimentos Operacionais Padrões (POPs) de forma remota. Ficou interessado? Você tem direito a um diagnóstico completamente gratuito, entre em contato conosco para saber mais!

Escrito por:

Posts recentes

Solicite um diagnóstico gratuito!

Se precisa de ajuda para solucionar alguma dor específica no que tange alimentos, cosméticos e assuntos regulatórios na ANVISA e MAPA, está no lugar certo.