Sustentabilidade nas empresas: ramo alimentício e cosmético

Há alguns anos, uma palavra vem ganhando destaque no mundo: Sustentabilidade. As mudanças climáticas que estão afetando o planeta estão se tornando uma preocupação para a população mundial, ou seja, para os consumidores. Por conta disso, a sustentabilidade nas empresas tem sido uma grande pauta no momento. Ficou curioso para saber como sua empresa pode ser mais ecológica? A Fórmula Consultoria reuniu algumas informações, vem com a gente!

O que é Sustentabilidade Empresarial e quais são suas vantagens?

Sustentabilidade no meio empresarial é a possibilidade de desenvolvimento econômico integrando necessidades e preocupações ambientais e sociais. As áreas em que a sustentabilidade pode estar presente nas empresas são diversas, principalmente nos ramos alimentício e cosmético!

Inicialmente, a adoção da sustentabilidade empresarial pode gerar alguns custos. Entretanto, o retorno é positivo, não só financeiramente, mas também em muitos outros aspectos como:

Inovação: Para ser um empresa sustentável é preciso constante estudo e atualizações por ser um ramo novo cheio de descobertas. Isso melhora a eficiência da empresa e gera melhores resultados para o consumidor.

Aumento do número e fidelização de clientes: com a adoção de medidas sustentáveis na sua empresa, você irá aumentar o seu potencial de vendas já que cada vez mais a sustentabilidade tem sido uma preocupação para os consumidores. Além disso, a fidelização também acontece pelo mesmo motivo.

Diminuição das mudanças climáticas: a principal razão para adotar a sustentabilidade nas empresas.

Entenda sobre a Sustentabilidade no ramo de cosméticos!

De acordo com uma pesquisa divulgada pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, ABIHPEC, em 2019, o Brasil é o quarto país que possui mais consumidores de produtos de higiene e beleza. Isso mostra um mercado promissor, mas também uma preocupação sobre como essa forte economia pode impactar o meio ambiente. 

Uma das principais problemáticas são os chamados Poluentes Orgânicos Persistentes. Os POPs são compostos altamente estáveis e que persistem no ambiente, resistindo à degradação química, fotolítica e biológica, além de possuírem a capacidade de bioacumular em organismos vivos, sendo tóxicos inclusive para nós. Consequentemente, eles estão presentes na maioria dos cosméticos convencionais utilizando mais de 10 mil substâncias químicas. 

Ademais, temos outras questões como os microplásticos ou microesferas presentes em alguns esfoliantes corporais por exemplo, que trazem danos à vida marinha a serem despejados pelo esgoto e podendo até mesmo ser consumidos por pessoas por conta da pesca. Vale ressaltar que, o uso de esfoliantes é válido, porém é importante estar em alerta na forma como são produzidos. Diversas outras substâncias como corantes, parafinas, polímeros sintéticos também são nocivas e é necessário fazer uma mudança.

Como sua empresa pode agir?

Como empresa, é necessário rever a necessidade do uso de substâncias como os POPs para haver um desenvolvimento sustentável. A escolha por componentes naturais e orgânicos é uma forma de fazer isso. Também é muito importante ressaltar a forma como a matéria-prima utilizada é extraída da natureza.

Além disso, um outro fator interessante para adotar em empresas são as embalagens pensando no ecodesign. Com ele, são desenvolvidas embalagens que irão reduzir a produção de resíduos e minimizar os impactos ambientais durante sua decomposição. Outros fatores como: utilizar embalagens incolores, que não possuam cola e a não projeção de embalagens “Over-Packing”, com uma quantidade de materiais maior que a necessária, também devem ser considerados. 

E no ramo alimentício, você sabe introduzir a Sustentabilidade Empresarial?

Embalagens

Da mesma forma que na área dos cosméticos, investir em embalagens sustentáveis é algo muito importante. Com a crescente demanda de aplicativos de delivery, o descarte das embalagens “para viagem” tem sido uma grande preocupação. Desse modo, as mesmas medidas devem ser tomadas: embalagens que irão gerar o menor impacto possível.

Contornar o desperdício de água

Outro fator a se considerar é a água! Imagine todas as indústrias usando esse recurso diariamente e produzindo toneladas de alimentos, não é difícil visualizar a grande quantidade de água que elas consomem. Nesse sentido, ela pode ser reaproveitada para ações como: lavagem de áreas externas e banheiros ou para regar plantas. E quando falamos sobre desperdício, logo vem à mente o descarte abundante de alimentos!

Minimizar o desperdício de alimentos

Um levantamento da ONU mostra que o Brasil desperdiça por ano cerca de 27 milhões de toneladas de alimentos. Não é algo incomum, afinal boa parte do problema de desperdício das micro e macro empresas pode estar relacionado à conservação de seus produtos. Dessa maneira, essa possibilidade sugere que grande parcela desse desperdício, impactante na sustentabilidade de uma empresa, pode ser contornada. Seja pela elaboração de um Método de Conservação para que o produto tenha melhor durabilidade, ou pelas Boas Práticas de Fabricação, a qual garante que não haja desperdício através de contaminação cruzada dentro da própria produção de alimentos.

Fornecedores com interesses econômicos e sociais

Além dos citados acima, também é de extrema relevância obter fornecedores que estejam alinhados com essa prática sustentável. Afinal, não seria coerente a empresa praticar hábitos sustentáveis mas ter um fornecedor que não trate isso como um de seus valores. Isso porque poderia manchar a imagem da empresa. Desse modo, é importante pesquisar sobre, também considerando o fator social: Como esse alimento chegou até mim? Por quem e por quais processos teve que passar?

Como a Fórmula Consultoria pode te ajudar?

Com esse texto, vimos que ter uma empresa atualizada e ligada às questões da sustentabilidade traz vantagem competitiva e atrai novos consumidores, sendo extremamente positivo para a imagem da mesma. 

A Fórmula Consultoria tem como um de seus serviços a consultoria de Manual de Boas Práticas de Fabricação, importante para estabelecimentos comerciais de alimentos, evitando o desperdício e trazendo mais profissionalismo para sua empresa. Ficou interessado em trazer a sustentabilidade para a sua empresa? Entre em contato para marcarmos uma reunião de diagnóstico 100% gratuita!

Escrito por:

Posts recentes

Solicite um diagnóstico gratuito!

Se precisa de ajuda para solucionar alguma dor específica no que tange alimentos, cosméticos e assuntos regulatórios na ANVISA e MAPA, está no lugar certo.