Você sabe qual é a diferença de produtos naturais, orgânicos e veganos?

A busca por um consumo consciente tem aumentado cada vez mais, e produtos com rótulos “natural”, “orgânico” e “vegano” ganham destaque nas prateleiras de lojas e supermercados. Conforme um estudo da Euromonitor e o portal internacional Cosmetic Innovation, o fortalecimento das mídias sociais, o “boca a boca” e o aumento da quantidade de pessoas que sofrem com alergias têm aumentado a busca por produtos naturais e orgânicos, o que indica que esta é uma tendência que veio para ficar

Ainda, a gerente de marketing do segmento de Personal Care da Basf, Adriana Lima, comenta sobre o que devemos nos atentar: “O desafio da indústria é prover cada vez mais soluções que vão ao encontro dos conceitos descritos e ainda esclarecer aos consumidores sobre as diferenças e benefícios de cada tipo de produto. Um ponto importante é não confundir cosméticos inspirados na natureza com cosméticos naturais, orgânicos e/ou veganos. Quando o percentual desses ingredientes não está claro na composição e no rótulo, o foco do produto está apenas no apelo verde”.

Segundo a pesquisa “A percepção dos consumidores brasileiros sobre cosméticos sustentáveis”, realizada pelo portal Use Orgânico, 48% dos participantes se interessam mais por determinado produto se a fórmula possuir ingredientes naturais, e 21% valoriza cosméticos com menos aditivos químicos. Os orgânicos ganham pontos por utilizarem matérias-primas certificadas e, especialmente, por serem livres de agrotóxicos e aditivos químicos. Mesmo aqueles consumidores que nunca utilizaram itens com essa pegada consideram os produtos orgânicos como a solução para uma vida mais saudável e sustentável. José Youssef, diretor comercial da Use Orgânico, analisa que, embora ainda exista uma associação dos “cosméticos verdes” com causas socioambientais, a maior motivação para o uso desses produtos é a preocupação com a saúde.  Segundo a pesquisa, os benefícios dos produtos de beleza orgânicos são “correr menos riscos de irritação da pele e contaminação do organismo” e “poder aumentar a saúde do corpo por dentro e por fora, valorizando a beleza de forma saudável”.

O que faz um produto ser considerado natural, orgânico ou vegano?

Natural

Os produtos naturais são aqueles cuja composição provém majoritariamente de ingredientes de origem natural, originados de plantas, animais, minerais ou microrganismos, com poucos ou nenhum elemento sintético ou artificial. Alguns exemplos de ingredientes naturais são a babosa (ou aloe vera) e a camomila, presentes em diversos produtos para a pele e cabelos. Ainda há uma discussão acerca da porcentagem de ingredientes naturais que um produto deve ter para que possa receber o selo “Natural”, porém segundo a consultora do mercado de químicos da Factor-Kline, Juliana Bondança, para que um cosmético seja classificado como natural, sua formulação precisa ter mais de 90% de ingredientes naturais. Caso contrário, pode receber apelo verde ou sustentável.

Orgânico

São os que usam substâncias naturais e de produção agrícola orgânica, sem fertilizantes, transgênicos e agrotóxicos. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) “Um dos requisitos obrigatórios é a certificação do produto ou do ingrediente por organismo reconhecido oficialmente, segundo critérios estabelecidos em regulamento. Entretanto, é necessário regulamento específico para possibilitar a certificação mencionada para produtos para higiene pessoal, cosméticos e perfumes orgânicos.” Assim como os produtos naturais, existe uma porcentagem obrigatória de ingredientes de origem orgânica que um produto deve ter para que receba o selo, geralmente 95% dos ingredientes devem ser comprovadamente orgânicos e os outros 5% são água ou outros itens naturais.

Vegano

Os produtos veganos, além de não possuírem nada de origem animal em sua composição, não são testados em animais antes de chegarem às prateleiras. Dessa forma, um produto pode ser composto 100% de ingredientes petroquímicos e sintéticos, não sendo natural ou orgânico, mas ainda assim receber o selo vegano.

Mas e quando o produto não tem selo?

Alguns produtos não apresentam selos, mas mesmo assim podem ser orgânicos, naturais ou veganos. Então, como descobrir? 

Infelizmente, para produtos orgânicos, é necessária uma comprovação da origem e meio de produção dos ingredientes. Entretanto, apenas observando a composição de cada produto, podemos desvendar se são veganos ou naturais! 

O site Greenme possui uma lista de ingredientes de origem animal que podem ser encontrados em cosméticos, para acessar basta clicar aqui

Como a Fórmula Consultoria pode te ajudar?

A Fórmula Consultoria realiza o serviço de Pesquisa e Desenvolvimento e Assuntos Regulatórios de Cosméticos! Logo, podemos auxiliar você desde a formulação de um produto natural, orgânico e/ou vegano até o seu processo de regularização perante a ANVISA. Assim, você terá um produto seguro, responsável e transparente para o consumidor!! Ficou interessado? Entre em contato conosco e solicite uma reunião de diagnóstico gratuita

Posts recentes

Solicite um diagnóstico gratuito!

Se precisa de ajuda para solucionar alguma dor específica no que tange alimentos, cosméticos e assuntos regulatórios na ANVISA e MAPA, está no lugar certo.