Você que trabalha no ramo alimentício, sabe como passar maior transparência e credibilidade para o seu consumidor? Saiba que a tabela nutricional é o que você precisa para alcançar esse objetivo! Venha conferir sobre as características e a importância da rotulagem nutricional!
O que é tabela nutricional?
O rótulo nutricional ou tabela nutricional é uma descrição que tem como objetivo informar as características nutricionais de um alimento ao consumidor final de forma clara, fazendo com que ele tenha conhecimento sobre o que está ingerindo. Uma tabela deve conter as seguintes informações: Valor Calórico, Porcentagem de valor diário, Carboidratos, Proteínas, Gorduras Totais, Gorduras Saturadas, Fibra Alimentar, Cálcio, Ferro e Sódio.
Ademais, estão presentes em uma tabela, por escrito, a possibilidade do produto conter algum alergênico ou glúten, além da data de validade e data de fabricação, feitas por análises laboratoriais. Diante disso, se você ainda quer saber mais sobre o que significa cada item da tabela de nutrientes descrita no rótulo, a Fórmula já tem esse conteúdo disponível, clique aqui para visualizá-lo.
Quais informações NÃO podem constar na minha tabela?
É essencial que sua tabela contenha somente informações verídicas e comprovadas. Logo, não é permitido colocar que o alimento tem alguma propriedade terapêutica quando não é de fato comprovada por análises. Além disso, não é permitido associar a composição nutricional do seu alimento com outro, induzindo o consumidor a interpretar as informações de forma errada. Por exemplo, associar um doce de fruta com a própria fruta não é permitido, pois o consumo desse doce não substitui o consumo do fruto.
Mas por que é necessário que o meu produto tenha uma tabela nutricional?
Visando ajudar nas escolhas alimentares mais conscientes do consumidor, a ANVISA detém de legislações que contemplam esse desejo do cliente de saber o que está em cada alimento consumido. Ela também traz outros benefícios para a saúde do consumidor:
1. Ajuda a diminuir os riscos de reações alérgicas ao alimento
De acordo com a Organização mundial da saúde (OMS), cerca de 35% da população brasileira apresenta algum tipo de alergia. E uma das alergias mais comuns é a alergia alimentar que dependendo do grau de intolerância, qualquer alimento que contenha traços desse alergênico pode fazer com que esse consumidor tenha algum mal-estar. Portanto, é por isso que existe a rotulagem nutricional, para diminuir esses riscos através de informações necessárias e de fácil entendimento para o consumo consciente dos clientes.
2. Ajuda a regular a dieta
Hoje, muitas pessoas buscam por dietas variadas com restrição calórica, sem glúten, sem açúcar, dietas veganas entre outras. Mas, como isso está relacionado com a rotulagem? O consumidor final que segue algum tipo de dieta precisa ter a comprovação de que o produto que ele está consumindo está de acordo com a sua escolha alimentar. Desse modo, somente o rótulo pode trazer essa transparência e segurança. Portanto, se você vende para um nicho específico, é interessante ter uma tabela nutricional nos produtos para entregar maior comprometimento com o bem-estar do seu cliente.
Quais produtos precisam de rotulagem?
A rotulagem nutricional se aplica a todos os alimentos produzidos, comercializados e embalados na ausência do cliente e prontos para oferta ao consumidor. Principalmente, se o seu produto contém, leite e seus derivados, ovo, algum grão como castanha ou avelã. Veja alguns exemplos de alimentos que precisam de rotulagem nutricional: brownies, cookies, biscoitos, barras de cereal, geléias.
Contudo, nem todo produto alimentício precisa de uma tabela com informações nutricionais. Mas, quais seriam essas exceções? Bebidas alcoólicas e alimentos embalados nos pontos de venda não são obrigatórios ter a tabela nutricional. Assim como especiarias, vinagre, café, erva mate, chá e outras ervas, frutas, hortaliças, tubérculos, cereais, nozes, castanhas, sementes, cogumelos, carnes e pescados. Porém, fique atento! Caso seja adicionado outros ingredientes que agregam valor nutricional significativo, o produto precisa ter uma tabela nutricional que informe esses ingredientes e seus valores nutricionais.
Benefícios da tabela nutricional para o seu negócio
É um serviço de alto impacto que traz vários benefícios para a sua empresa. Um deles é que o seu produto vai ser destaque no mercado competitivo, uma vez que poderá ampliar sua comercialização para lojas, feiras alimentícias e supermercados, pois o rótulo possibilita a venda de produtos em estabelecimentos de acordo com a ANVISA, RDC 429/2020 Art. 2º. Outro fator é o benefício de fidelização e expansão da clientela ao indicar que sua marca se compromete com a transparência e a saúde do consumidor. De fato, a rotulagem nutricional é um pequeno investimento com um alto retorno para o seu negócio.
Como a Fórmula Consultoria pode te ajudar?
Ficou interessado em proporcionar a melhor qualidade e experiência para os seus clientes e quer saber mais sobre o serviço de Tabela Nutricional? Entre em contato conosco e agende a sua reunião de diagnóstico totalmente gratuita para saber mais sobre o nosso serviço. Entregamos um serviço de excelência e de acordo com as normas vigentes. Venha conhecer!
Escrito por: