Como interpretar a tabela de nutrientes do seu alimento?

 

O que é um rótulo nutricional?


Um rótulo nutricional é definido como toda descrição sobre as propriedades nutricionais de um alimento, compreendendo a declaração de valor energético e os principais nutrientes do produto, com o intuito de informar o consumidor. Logo, o rótulo possui um papel educacional com relação aos consumidores do produto. O rótulo também pode ser descrito em vários formatos sendo o mais comum deles a tabela nutricional.


Qual a diferença entre nutrientes, macronutrientes e micronutrientes presentes na tabela nutricional?


Nutrientes são substâncias químicas essenciais para o funcionamento do nosso organismo. Elas estão presentes em todos os alimentos e são obtidas pelo nosso organismo através da nossa alimentação. Enquanto os macronutrientes e micronutrientes são tipos de nutrientes.

Desse modo, os macronutrientes são os carboidratos, lipídios e proteínas, sendo os principais nutrientes utilizados pelo nosso corpo, sendo também os responsáveis por toda a energia gerada pelo nosso organismo. 

Enquanto os micronutrientes são as vitaminas, minerais e os demais nutrientes que são consumidos pelo corpo em menores quantidades quando comparados com macronutrientes. Logo, eles acabaram sendo utilizados para a manutenção do organismo, a fim de garantir que tudo funcione corretamente.

O que significa cada item na tabela nutricional?

Percentuais de Valores Diários – %VD: Os percentuais de valores diários é um valor percentual que indica a quantidade de energia e nutrientes que um produto apresenta quando comparado com uma dieta de 2000 quilocalorias (kcal) ou 8.400 quilojoules (kj).

Porção: Esse valor se refere à quantidade de alimento vendido, ou em outros casos esse valor mostra a quantidade do produto que se espera que seja consumida a cada refeição ou lanche.

Valor energético: É a energia que será produzida pelo nosso corpo através da metabolização dos carboidratos, proteínas e gorduras totais do alimento. Essa energia é fornecida no formato de quilocalorias (kcal) e quilojoules (kj).

Carboidratos: São a principal fonte de energia para as nossas células, principalmente as do cérebro. Eles estão presentes em maior quantidade em alimentos como massas, arroz, farinhas, pães, tubérculos e principalmente no açúcar dos doces.

Proteínas: São moléculas cuja função é de extrema importância no nosso organismo, visto que elas serão utilizadas para a construção e manutenção dos nossos órgãos, tecidos e células. 

Gorduras Totais: As gorduras também são uma das principais fontes de energia utilizadas pelo corpo. Elas também auxiliam o nosso organismo na absorção de algumas vitaminas lipossolúveis, como as vitaminas A, D, E e K.

As gorduras totais nada mais são do que a soma de todos os tipos de gorduras que são encontradas nos alimentos, desde gorduras vegetais até as de origem animal.

Gorduras Saturadas: As gorduras saturadas são gorduras que estão majoritariamente presentes em produtos de origem animal, elas também são associadas ao aumento do LDL (colesterol ruim). Sendo assim, caso seja consumida em excesso ela pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares. 

Gorduras Trans: Primeiramente, o nome trans não significa que essa gordura veio de um alimento transgênico (geneticamente modificado), na verdade a palavra trans se refere à geometria da molécula na qual esse tipo de gordura se encontra. Ela é muito comum em produtos industrializados tendo em vista que ela é formada, principalmente, a partir de uma reação química realizada nas indústrias.

Sabendo disso, vale ressaltar que esse tipo de gordura é capaz de aumentar o risco de doenças cardiovasculares, caso elas sejam consumidas em excesso. 

Fibra Alimentar: As fibras alimentares nada mais são do que as partes comestíveis dos alimentos de origem vegetal, que são capazes de resistir ao processo de digestão chegando quase intactas ao nosso intestino.

Essas fibras auxiliam o nosso corpo em uma série de funções como: diminuição do colesterol absorvido pelo corpo; manutenção dos minerais no corpo; aumento do tempo de absorção de nutrientes no nosso intestino delgado.

Sódio: O sódio é mineral que é utilizado para regular uma quantidade enorme de processos dentro do nosso organismo, como por exemplo, o impulso nervoso que ocorre no cérebro.

Por mais que o sódio seja algo essencial para o funcionamento do nosso corpo, ele deve ser consumido com moderação, visto que, o seu consumo em excesso pode levar ao aumento da pressão arterial e a formação de cálculos renais.

E como a Fórmula Consultoria Farmacêutica pode te ajudar?

Dentro da nossa carta de serviços, nós oferecemos os serviços de rotulagem nutricional e análise centesimal. No serviço de rotulagem nutricional nós elaboramos um rótulo para o seu alimento apresentando todas as informações nutricionais básicas. Enquanto, no serviço de análise centesimal, nós temos uma parceria com o LabCBrom, Laboratório de Controle Bromatológico e Microscópico da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 

Assim, nós enviamos uma amostra do alimento para ser analisada, fornecendo informações mais detalhadas sobre a composição nutricional do alimento e possibilitando a emissão de um laudo comprobatório de determinada substância. 

Escrito por:

Posts recentes

Solicite um diagnóstico gratuito!

Se precisa de ajuda para solucionar alguma dor específica no que tange alimentos, cosméticos e assuntos regulatórios na ANVISA e MAPA, está no lugar certo.