Fitocosméticos: Uma nova tendência de mercado

Se você é um amante da área de cosméticos, com certeza, você já viu a palavra “fitocosméticos” pelo menos uma vez na internet e talvez tenha se perguntado o que isso significa. Como você já deve ter percebido, um fitocosmético é, ao mesmo tempo, semelhante e diferente de um cosmético comum. Dessa forma, se você sentiu curiosidade e quer saber mais sobre essa tendência que vem ganhando espaço no mercado, continue lendo o que a Fórmula Consultoria separou para você! 

O que são fitocosméticos?

São cosméticos naturais de origem exclusivamente vegetal que contém óleos, manteigas vegetais e extratos de plantas medicinais. Assim como os cosméticos sintéticos, os fitocosméticos cumprem com suas funções de perfumar, limpar, hidratar e tratar com eficiência. Porém, uma das diferenças é que os fitocosméticos não agridem a pele, o cabelo e o meio ambiente. 

Além disso, eles podem ser produzidos artesanalmente, visto que não utilizam substâncias tóxicas em sua composição como petrolatos, silicones e parabenos, por exemplo. Desse modo, através do uso de fitocosméticos, você consegue garantir maior bem-estar, autonomia e praticidade para o seu dia a dia, sem prejudicar o ecossistema. 

Por que os fitocosméticos são uma tendência?

Certamente, você já percebeu que de uns tempos para cá surgiram diversas marcas com a proposta sustentável. Ao mesmo tempo, os consumidores passaram a ser conscientes a respeito do impacto dos cosméticos na natureza. Por exemplo, escolhas por embalagens biodegradáveis e cosméticos sem composição tóxica marcam o momento do consumo consciente, que pode movimentar até 48 bilhões de dólares até 2025.

Nessa perspectiva, devido à maturidade da área cosmetológica no Brasil, hoje temos amplas opções de fitocosméticos no mercado, as quais possibilitam a substituição dos cosméticos comuns pelos naturais. Mas afinal, porque os cosméticos sintéticos ainda são tão utilizados?

A resposta é simples, tanto os fitocosméticos quanto os cosméticos normais, possuem eficácia e segurança comprovada. Por isso, muitos consumidores ainda estão em um processo de transição ou mesclam ambos em sua rotina. Todavia, é inegável que os fitocosméticos vêm ganhando destaque com seus resultados a longo prazo na pele e no cabelo. Sendo assim, veja alguns motivos do porquê esses fitocosméticos estão sendo uma forte tendência: 

Motivos para trocar cosméticos comuns por fitocosméticos

De fato, quando comparado aos cosméticos sintéticos, os fitocosméticos apresentam mais vantagens econômicas e sustentáveis. Com isso, eles proporcionam saúde e estética ao mesmo tempo que seguem o ideal eco-friendly, no qual a coleta e uso desses fitocosméticos não são fontes diretas de poluição, ao contrário dos cosméticos sintéticos. 

Além de não conter substâncias derivadas de animais, seguindo também o modelo cruelty free, alguns podem ser waterless, como os cosméticos sólidos, o que evita o gasto de água e deixa os produtos mais concentrados em princípios ativos. Consequentemente, os fitocosméticos dão resultados melhores esteticamente e também para o organismo.  Dessa maneira, os fitocosméticos possuem ampla ação terapêutica:

Anti-inflamatória: Fitocosméticos que possuem calêndula, camomila ou malva como princípio ativo, por exemplo.

Anti-seborréica: Como o óleo de melaleuca, fitocosmético produzido com a folha de melaleuca, podendo ser utilizado puro ou em shampoos;

Cicatrizante: Cosméticos a base de barbatimão, copaíba ou semente de rosa, a qual é responsável por produzir o conhecido óleo de rosa mosqueta, utilizado em queimaduras, redução de cicatrizes e manchas, ulcerações, e por aí vai;

Cosmiátrica: Ou seja, utilizados para tratamento de acnes, cravos e para o cabelo. Oliva, amêndoas, rícino e carqueja são exemplos de plantas que agem como princípios ativos usados em fitocosméticos.

Escrito por:

Posts recentes

Solicite um diagnóstico gratuito!

Se precisa de ajuda para solucionar alguma dor específica no que tange alimentos, cosméticos e assuntos regulatórios na ANVISA e MAPA, está no lugar certo.