Óleos essenciais e oleorresinas: diferenças e benefícios

Os óleos essenciais e oleorresinas são cada vez mais procurados por seu caráter natural e suas diversas propriedades. Sempre que falamos sobre produção de cosméticos, a utilização de oleorresinas e óleos essenciais é uma pauta. Afinal, eles constituem os mais diversos tipos de cosméticos, tais como condicionadores, cremes hidratantes, máscaras faciais, sabonetes, entre outros. E não apenas isso! Também são utilizados nos alimentos com o intuito de aumentar a vida útil e diminuir o uso de aditivos sintéticos. Quer entender a diferença entre oleorresinas e óleos essenciais, além de compreender suas aplicações e seus benefícios? Nossa equipe separou algumas informações que podem fazer toda a diferença na hora de desenvolver seus produtos, vem com a gente!

O que são óleos essenciais?

Os óleos essenciais são produtos do metabolismo secundário das plantas e, portanto,  são 100% naturais. Por conta disso, possuem aromas bem pronunciados e sua composição é influenciada pelas variações de altitude, clima, luminosidade e solo. De acordo com Organização Internacional de Padronização (ISO), óleos essenciais são obtidos a partir de uma matéria-prima natural de origem vegetal, por destilação a vapor, por processos de extração mecânica do epicarpo de frutas cítricas, ou por destilação a seco.

Esteja atento! No mercado ocorre a venda de compostos sintéticos com fragrância similar ao aroma de óleos essenciais, contudo não oferecem os mesmos benefícios integrais. Portanto, para identificar os óleos essenciais tenha em mente que são substâncias puras, naturais e voláteis. No frasco, deverá ter informações sobre a análise química, método de extração, parte da planta que foi empregada na extração e informações sobre o quimiotipo.

Quais os benefícios de utilizar óleos essenciais?

Como possuem as mais variadas propriedades, os cosméticos produzidos utilizando óleos essenciais podem ter diversas funções. Entre as mais comuns, podemos citar: proporcionam efeito cicatrizante, controle da oleosidade, melhora da elasticidade da pele e suavização das linhas de expressão. Outro motivo para utilizá-los em sua formulação é alinhar a beleza e bem-estar em um único produto, uma vez que possuem ações terapêuticas, colaborando com a sensação de tranquilidade da mente e das emoções. Ou seja, são ativos que contribuem com a higiene, a beleza e o bem-estar, sem agredir a natureza e alterar o equilíbrio da pele.

Além disso, cada vez mais os consumidores exigem alimentos naturais e seguros para a saúde. Por consequência, a utilização de óleos essenciais na composição dos alimentos se torna bastante comum. Isso ocorre pois esses ativos possuem propriedades antioxidantes, antimicrobianas e fortes aromas, sendo utilizados como conservantes para diminuir a degradação do alimento e como aromatizantes para proporcionar cheiro e sabor característicos aos produtos comestíveis. 

O que são oleorresinas?

As oleorresinas naturais, também conhecidas como bálsamos, são extratos semi-sólidos constituídos por resina e óleo essencial. Esse ativo é obtido a partir de evaporação dos solventes utilizados em sua produção e pelo tratamento de flores através de substâncias gordas ou por maceração. Ao contrário dos óleos essenciais obtidos por destilação à vapor, as oleorresinas por serem compostas de resinas, ceras, gorduras e óleos graxos se tornam menos voláteis e lipofílicas

Você deve se questionar: mas as oleorresinas são feitas do quê? Saiba que são preparadas a partir de especiarias, como o manjericão, o pimentão, o gengibre, a baunilha, o alecrim, entre outras.

Quais os benefícios de utilizar oleorresinas?

As oleorresinas, assim como os óleos essenciais, possuem diversas propriedades e podem atuar como antioxidantes, anti-inflamatórios, antimicrobianos, dentre outros. Devido a isso, são aplicadas em diversos produtos cosméticos, como preparações capilares, produtos de higiene bucal ou dentária, desodorantes, produtos de beleza e perfumes. Por sua vez, nos alimentos também é comum ser utilizada como conservante e aromatizante, além de ser um corante natural. Por exemplo, a oleoresina de páprica é composta por carotenóides contidos no pigmento, os quais fornecem uma cor entre o vermelho e o laranja para os alimentos.

Contudo, como discutido, o processo de extração diferencia as oleorresinas dos óleos essenciais. Sendo que, menos notas de baixo sabor são destruídas no processo de produção das oleorresinas quando comparado ao processo de destilação à vapor dos óleos essenciais. Ademais, os óleos pesados ​​das oleorresinas contêm notas de sabor importantes que estão ausentes nos óleos essenciais. Por consequência, esses ativos possuem um sabor 5 a 20 vezes mais forte, favorecendo sua utilização como aromatizante e agente de fragrância.

Devo utilizar óleos essenciais ou oleorresinas?

Como foi visto anteriormente, é preciso avaliar as particularidades de cada uma das substâncias, além do custo-benefício. Ou seja, analise as propriedades de cada ativo, entenda as necessidades e funções desejadas no seu produto e procure qual substância se encaixa melhor na sua formulação e no seu bolso.

Como a Fórmula Consultoria pode me ajudar?

Realizamos o serviço de Pesquisa & Desenvolvimento, no qual  desenvolvemos um produto cosmético exclusivo, atendendo a sua expectativa. Porém, caso já possua uma formulação, realizamos o serviço de Aprimoramento de Formulação. Ademais, por meio do serviço de Métodos de Conservação, indicamos o melhor conservante para aumentar a durabilidade do seu produto alimentício. Não perca tempo, entre em contato conosco e agende uma reunião de diagnóstico gratuita e personalizada. Estamos aqui para te ajudar!

Escrito por:

Posts recentes

Solicite um diagnóstico gratuito!

Se precisa de ajuda para solucionar alguma dor específica no que tange alimentos, cosméticos e assuntos regulatórios na ANVISA e MAPA, está no lugar certo.