Quais medidas de higiene devem ser tomadas no serviço de delivery?

Com a recomendação da OMS para que a população adote o isolamento social, a demanda pelo delivery cresceu significativamente. Segundo a Rappi, que presta esse serviço, houve um aumento de 30% nos pedidos em toda América Latina. Mas quais medidas de higiene devem ser tomadas para segurança do entregador e do cliente? Confira o que os especialistas recomendam e como a Fórmula pode ajudar sua empresa a se adequar!

Onde encontrar orientações para um delivery seguro

Estabelecimentos que comercializam alimentos devem se atentar sempre às recomendações da ANVISA. Mas sobre cuidados em relação ao coronavírus, destaca-se a nota técnica (NT) n° 23/2020 SEI/GALI/DIRE2, na qual são apontados os cuidados na produção do alimento, como uso correto de luvas e máscara. No ato da entrega, em cartilha elaborada para auxiliar o empreendedor, SEBRAE aponta medidas a serem tomadas, entre essas a utilização de embalagens adequadas, orientação para manuseio correto do entregador, frequente assepsia das mãos, etc.

A entrega sem contato é eficiente?

Visando a segurança dos clientes e dos entregadores, algumas empresas adotaram a entrega sem contato. Nela, o entregador deixa o produto em determinado local e aguarda o cliente retirá-lo, a uma distância segura. Porém, especialistas consideram essa medida desnecessária. Isso porque, de qualquer forma, entregador e cliente devem realizar a higienização imediata das mãos, com sabão ou álcool em gel. Para a Dr. Raquel Muarrek, infectologista da rede D’or, o importante é não tocar o rosto. A Dr. ainda recomenda o descarte rápido da embalagem do produto e higienização das superfícies que tiveram contato com a mesma.

Medidas adotadas no Brasil

A prefeitura de Curitiba, capital do estado do Paraná, divulgou instruções para os consumidores e trabalhadores do serviço de delivery. Uma das instruções dadas ao consumidor é dar preferência ao pagamento online ou por cartão, no qual o consumidor deve manusear o cartão. Para os trabalhadores, a prefeitura recomenda a higienização da máquina de pagamento com álcool 70% e maior higienização da sede.

O que é POP e como a Fórmula pode te ajudar?

O POP (Procedimento Operacional Padrão) consiste em um manual com instruções objetivas para realização de serviços diários. Presente na carta de serviços da Fórmula, o POP traz benefícios como o treinamento da equipe, processos mais rápidos e práticos. Sendo assim, é uma importante ferramenta para que as recomendações de higiene sejam seguidas de maneira correta por todos os funcionários. Além disso, seguir um POP traz credibilidade frente ao consumidor, visto que a empresa pode divulgar as medidas de higiene adotadas. Entre em contato conosco e saiba mais!

Escrito por: Trainee Gabriela Leite e Fernanda

Posts recentes

Solicite um diagnóstico gratuito!

Se precisa de ajuda para solucionar alguma dor específica no que tange alimentos, cosméticos e assuntos regulatórios na ANVISA e MAPA, está no lugar certo.