Assepsia e antissepsia de superfícies: diferença entre os diferentes tipos de higienização

Segundo o manual “Segurança do Paciente – Higienização das Mãos” apresentado pela ANVISA, houve a contribuição da prevenção e promoção à saúde de profissionais e de pacientes. As mãos são as ferramentas mais utilizadas por um profissional da saúde, pois são os meios para a realização das atividades, assim sendo, a segurança depende da higienização frequente delas.

 A contaminação das mãos dos profissionais da saúde pode ser de forma direta com o contato com o paciente ou indireta com o contato com equipamentos ao redor. Mas, você sabe a diferença entre essas duas medidas de higienização?

 A assepsia tem como objetivo impedir a penetração de microrganismos em um ambiente/superfície que não deveria tê-los, ou seja, é um termo usado para local ou objeto. Por outro lado, a antissepsia tem como objetivo diminuir os microrganismos existentes na camada superficial ou profunda da pele, ou seja, é um termo usado para pele ou mucosa.

Como a assepsia e a antissepsia se enquadram na sociedade ?

Na sociedade moderna algumas técnicas de higienização ficaram esquecidas, dando margem para a contração de infecções, principalmente em ambientes hospitalares. Dessa forma, pode ser entendido que ficar internado viabiliza o aumento de contaminações, pois torna a pessoa mais exposta.

Nesse sentido, a realidade atual da sociedade numa época de pandemia por decorrência do COVID-19, demonstra o quão descuidadas as pessoas são, e foi por decorrência de uma doença transmitida pelo toque, objetos contaminados ou o ar para revelar isso de uma forma mais clara.

Assim, a antissepsia (conjunto de medidas propostas para inibir o crescimento de micro-organismos ou removê-los de um determinado ambiente) tem sido vista como de extrema importância não só em ambientes hospitalares, mas também nos lugares mais ordinários, como a entrada da residência, um carrinho de supermercado ou uma máquina de cartão de crédito.

Importância da antissepsia e da assepsia e como elas funcionam

Atrelada à antissepsia está a degermação, que nada mais é eliminar a flora bacteriana e as impurezas depositadas sobre a pele pelo uso de detergentes. Logo após vem a antissepsia, que vai completar o processo de limpeza profunda por meio da utilização de germicidas de baixa causticidade e capazes de eliminar micro-organismos que não saíram no momento da primeira lavagem. 

Alguns antissépticos são muito importantes e valem serem citados aqui, entre eles estão os compostos de iodo pois ele é fungicida e tem ação bactericida.

Os iodóforos são muito utilizados para prolongar a atividade farmacológica de medicamentos e conservar as atividades germicidas do iodo e possui um ponto positivo em relação ao álcool, não queima e raramente provoca reações alérgicas.

O álcool etílico é bactericida, fungicida e virucida seletivo, no entanto provoca um ressecamento da pel. Os sabões têm ações detergentes, que remove a sujidade, detritos e impurezas da pele ou outras superfícies. Determinados sabões apresentam formação de espuma que extrai e facilita a eliminação de partículas.

O cloro é o mais potente dos germicidas que existem, tóxico para todo tipo de matéria viva, é utilizado para desinfetar objetos, água de abastecimento e até salada.

A água oxigenada limpa a ferida muitas vezes melhor que solução fisiológica ou outros desinfetantes.

A assepsia pode ser entendida de forma simples pelo conceito de prevenção, pois ela consiste no conjunto de medidas que se utiliza para impedir a penetração de micro-organismos num ambiente que logicamente não os tem. Como exemplo, as mãos se constituem num veículo de transmissão de microrganismos, a ruptura desse elo de transmissão exige a adoção de normas básicas de higiene, especialmente no ambiente hospitalar, sendo a de maior impacto a higienização das mãos.

A conscientização sobre a importância da higienização 

No âmbito da saúde torna-se um instrumento necessário para evitar contaminação. Um exemplo dela é a esterilização que é a destruição de todos os organismos vivos, mesmo os esporos bacterianos, de um objeto por meios físicos ou químicos, sendo muito utilizados em hospitais, e centros de estética.

 A Fórmula pode te oferecer um Procedimento Operacional Padrão de Limpeza personalizado ao seu estabelecimento ! Solicite o seu orçamento.

Posts recentes

Solicite um diagnóstico gratuito!

Se precisa de ajuda para solucionar alguma dor específica no que tange alimentos, cosméticos e assuntos regulatórios na ANVISA e MAPA, está no lugar certo.