Descubra quais alimentos não devem estar em uma alimentação pet

Você já parou para pensar se seu pet possui uma alimentação adequada? Já se perguntou por que ele passa mal com determinados alimentos? É muito comum estarmos na companhia de nossos animais de estimação ao longo das atividades do dia, incluindo momentos de alimentação. Por este motivo, podemos acabar compartilhando de maneira errada os mesmos alimentos, o que pode trazer danos à saúde do animal. Confira quais alimentos a Fórmula Consultoria listou para você ficar atento!

Por que meu pet não pode ingerir determinados alimentos?

Pela digestão deles ser diferente da nossa, alimentos que para nós são comuns e fazem parte de nosso dia a dia podem ser potencialmente tóxicos para eles, causando diversas complicações que podem ser fatais. Sendo assim, precisamos estar atentos a todos os alimentos ingeridos pelos nossos pets, seja em ambientes domésticos ou em espaços pet friendly. Dessa forma, para garantir a sua conscientização e a segurança dos pets, listamos a seguir algumas comidas que não devem fazer parte da alimentação pet:

Chocolate

Sem dúvidas, o alimento mais adorado por todos! Para nós o chocolate é um alimento inofensivo, mas para o organismo dos pets, principalmente, quando se trata de cães e gatos, é um dos alimentos mais tóxicos existentes. Isso acontece porque o organismo dos animais é incapaz de digerir a teobromina, um componente muito presente no cacau, do qual o chocolate é feito. 

Logo, por não haver o processo de digestão, os níveis de teobromina se acumulam no organismo do animal. Consequentemente, podendo causar grande estimulação cerebral e arritmias cardíacas

Vale lembrar que qualquer quantidade apresenta risco à saúde do seu pet, já que mesmo em pequenas doses eles podem ser afetados. Além de, quanto mais amargo o chocolate for, maior o teor de teobromina nele e, por consequência, maior o risco para o organismo do animal

Leite e derivados

Bem como, alguns estudos realizados comprovam que cães e gatos adultos não produzem a lactase em seu organismo, uma enzima responsável por degradar a lactose presente no leite, o que os torna intolerantes a laticínios. Por isso, não é recomendado oferecer leite e seus derivados ao seu pet, já que tem a possibilidade de causar efeitos desagradáveis como:  gases, diarréia e uma consequente desidratação, semelhante ao que ocorre em humanos intolerantes à lactose. 

Cebola e Alho

De fato, é muito comum oferecermos o restante de comida ingerida pelos humanos aos pets, como forma de complementar a alimentação deles. No entanto, a questão é que estes alimentos costumam ser temperados com cebola e alho, alimentos que podem comprometer o bem-estar do seu pet. Por exemplo, de acordo com pesquisas, a cebola contém determinados componentes tóxicos ao organismo desses mamíferos, que podem danificar as células vermelhas do sangue e ocasionar anemia hemolítica

O alho, por sua vez, não apresenta tantos riscos à saúde do animal quando comparado aos efeitos da cebola, uma vez que não apresenta complicações se usado com moderação. Porém, é melhor prevenir do que remediar, não é mesmo?

Uva e passas

Ademais, estudos confirmam que ingerir uvas pode ser prejudicial à saúde dos animais, principalmente a dos cães. Desse modo, a toxina responsável por causar a intoxicação nesses pets ainda é de teor desconhecido, mas sabe-se que a ingestão desta fruta é capaz de ocasionar lesão renal nos cães. Além disso, há relatos de casos de óbito em cães quando a dose ingerida desses frutos foi de 5 a 10g/kg.

Xilitol

Por fim, o xilitol é um tipo de açúcar pentanol que costuma ser usado como adoçante substituto do açúcar e, também, é usado como ingrediente em balas e gomas de mascar.  Além disso, o xilitol é encontrado em vários vegetais e frutas, como ameixas, morangos e framboesas. Desse modo, uma das funções do xilitol é estimular a síntese de insulina, o que resulta em hiperinsulinemia nos animais que ingerem quantidades significativas desta substância. Logo, nada de dar sobremesas para os animais!

Existem mais alimentos prejudiciais para a nutrição pet?

Além dessa lista, existem diversos outros alimentos de consumo humano que não são recomendados à alimentação do seu animal, como café, chá, abacate, entre outros. Por isso, é fundamental selecionar uma alimentação adequada ao seu pet, como rações e pet food, além de sempre se atentar ao rótulo do alimento oferecido ao seu pet. 

Como a Fórmula Consultoria pode ajudar você?

A Fórmula Consultoria realiza o serviço de Rotulagem Pet, apresentando os devidos níveis de garantia no rótulo de cada alimento, de acordo com as legislações do MAPA para alimentos de animais domésticos. Caso você seja um empreendedor no ramo de Pet Food e deseja garantir mais segurança e passar credibilidade para os seus clientes, entre em contato conosco para saber mais sobre o serviço e para marcar uma reunião de diagnóstico totalmente gratuita

Escrito por:

Posts recentes

Solicite um diagnóstico gratuito!

Se precisa de ajuda para solucionar alguma dor específica no que tange alimentos, cosméticos e assuntos regulatórios na ANVISA e MAPA, está no lugar certo.