Descubra 5 boas práticas essenciais para sua microempresa

Boas práticas são essenciais, pois sabemos que conseguir administrar um empreendimento não é uma tarefa fácil, principalmente uma microempresa. Segundo o SEBRAE, as microempresas tiveram uma taxa de falência de 21,6%, enquanto as de pequeno porte, de 17%, em 2021. 

Independente do empreendimento, ter uma boa gestão é fundamental para garantir a expansão e lucratividade do negócio. Portanto, venha conferir algumas das boas práticas que podem colaborar na administração da sua microempresa!

Como administrar uma microempresa?

A primeira premissa a seguir é: os resultados serão vistos apenas a longo prazo. Essa consciência é essencial para não desistir da sua microempresa quando as primeiras dificuldades surgirem e entender que empreender requer disciplina. 

Ao invés disso, desenvolva uma visão a longo prazo e priorize sempre a melhoria do seu processo finalístico, isso é, monitore desde a divulgação da marca, o atendimento, a qualidade dos produtos ofertados até a percepção do cliente em relação ao serviço prestado. Confira abaixo algumas práticas administrativas que podem te ajudar!

1. Defina metas e objetivos na sua microempresa

O planejamento estratégico é o ponto de partida para garantir que sejam definidas metas alcançáveis, evitar o desgaste desnecessário e tornar seu negócio mais lucrativo. 

Estabeleça uma meta de faturamento e divida em metas periódicas mensais e semestrais. Dessa forma, sua equipe sabe onde precisa chegar e consegue ter uma dimensão do avanço ao longo do tempo, aumentando o engajamento com o alcance dos objetivos. Além do faturamento, defina metas para cada setor da empresa, como marketing, produção, entre outros. A análise SWOT e OKR são metodologias que podem ser utilizadas nesse processo.

Não esqueça! Bater uma meta ajuda a motivar a equipe, então estabeleça reconhecimentos e parabenize os membros da equipe que alcançarem bons resultados.

2. Realize sempre o fluxo de caixa

De fato, finanças é um grande desafio! É essencial realizar o gerenciamento do capital de giro, isso é, a diferença entre os recursos disponíveis em caixa e a soma das despesas e contas a pagar, para garantir a saúde financeira do seu negócio.

O Excel ou o Google Sheets são boas opções para realizar o fluxo de caixa e manter o controle das entradas (vendas) e saídas (despesas). Mas lembre sempre de não misturar o dinheiro da microempresa com suas finanças pessoais, isso acarreta muitas vezes em falência. 

3. Invista em estratégias de marketing para sua microempresa

Você consumiria produtos de uma marca que não produz conteúdo? Manter suas redes sociais atualizadas é inegociável. Para isso, crie um cronograma de postagens com conteúdo diversificado. Utilizar diferentes formatos também é importante! No Instagram, invista em storys e reels além de posts no feed, por exemplo. Além disso, não deixe de acompanhar as tendências para não perder oportunidades.

Verifique também a possibilidade de estar presente em eventos e feiras voltados ao seu nicho de mercado. Essas são excelentes oportunidades de divulgar sua microempresa e captar mais clientes.

4. Priorize o atendimento ao cliente

Se não há clientes, não há vendas. Portanto, seja e-commerce ou loja física é importante que sua equipe receba treinamento apropriado para garantir ao cliente uma boa experiência durante a compra, algo que cada vez é mais desejado pelos consumidores. 

Não esqueça de coletar feedbacks para entender o que precisa ser melhorado no atendimento e manter um banco de dados de ex-clientes para que possa desenvolver estratégias voltadas a eles, como oferecer ofertas, cupons e outros benefícios para clientes fidelizados. Afinal, ter clientes satisfeitos que sempre voltam é muito melhor do que precisar procurar sempre novos clientes, não acha?

Além disso, crie gatilhos que ajudem a encantar e fidelizar seus clientes. Qual o diferencial do seu produto? Por que deveria ser comprado? Conseguir responder essas perguntas é imprescindível para conseguir vender.

5. Busque por inovações

Ter um diferencial em relação às outras empresas do mesmo nicho garante o destaque da sua microempresa frente ao mercado, visto que os processos estão se tornando obsoletos cada vez mais rápido. Portanto, fique atento a inovações tecnológicas, ferramentas e metodologias que podem ajudar a impulsionar seu negócio.

Pequenas modificações no produto ou serviço podem atingir novos clientes, por exemplo, o consumo consciente é cada vez mais almejado e investir em produtos naturais pode ser uma boa opção.

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