Ovos de colher: como alcançar segurança e qualidade nas vendas de Páscoa

Os ovos de colher são um grande sucesso de vendas durante a Páscoa, visto que caíram nas graças do consumidor e dos empreendedores. Além de trazerem maior qualidade para o mercado, em ovos de páscoa, proporcionam também diversas opções de sabores, tamanhos e preços.

Se você é um microempreendedor e consumidor, sabe que é essencial, no processo de fabricação, ter os cuidados essenciais para a produção de um produto de qualidade e seguro para o consumo. Dessa maneira, a Fórmula Consultoria elencou algumas informações que irão garantir a saúde do consumidor e a conservação dos ovos de colher, para você aumentar suas vendas durante a Páscoa.

Como garantir qualidade e segurança dos ovos de colher no estabelecimento?

Apesar de serem alimentos feitos de forma caseira, a ANVISA exige um registro para a produção de produtos prontos para o consumo, como os ovos de colher, estabelecido pela RDC Nº 273 de 2005. Além disso, existem outras normas para assegurar a segurança do consumidor. Por exemplo, o seu estabelecimento deve estar em dia com as fiscalizações sanitárias e a empresa deve ser regulamentada.

Diante disso, noções básicas de higiene são imprescindíveis, ainda mais tratando-se de um produto extremamente perecível e com prazo de validade muitas vezes indeterminado pelos vendedores. Ações como: lavagem de mãos, higienização dos produtos e embalagens, e uso de roupas adequadas, como toucas e aventais precisam fazer parte da manipulação dos alimentos e produção dos produtos, assim como assegura a RDC Nº 216 de 2004.

Como manter a qualidade e segurança dos ovos de colher na casa do consumidor?

Não podemos esquecer que a qualidade dos ovos de colher depende também da forma com que o seu cliente irá manuseá-lo. De um modo geral, tanto no seu estabelecimento, quanto na casa do cliente, os ovos precisam ser armazenados em condições de temperatura adequada. O mais indicado é permanecer na geladeira por no máximo 3 dias numa temperatura em torno de 4°C. O cliente também precisa ser orientado com relação ao seu consumo, o que pode ser descrito no rótulo. 

Como degustar o seu doce da maneira correta? 

Quem não gosta da praticidade de se comer o ovo com a mesma colher? O problema é que o seu delicioso produto pode ficar suscetível a contaminação microbiológica, justamente por utilizar a mesma colher várias vezes sem lavá-la. Isso porque, nossa saliva é composta por bactérias que podem comprometer o recheio dos ovos. Por serem extremamente doces, são um prato cheio, não só para nós humanos, mas para esses microrganismos também. Portanto, o cuidado com a qualidade e a segurança dos ovos vai desde a sua produção nos estabelecimentos até a casa do consumidor, quem diria, não é mesmo? 

Como a Fórmula pode te ajudar?

Está entrando agora no ramo da produção de ovos de colher e não sabe como começar? Aqui na Fórmula elaboramos o Manual de Boas Práticas de Manipulação, muito importante para garantir segurança no seu processo de fabricação e para os seus clientes. Além disso, oferecemos os serviços de Rotulagem Nutricional e Métodos de Conservação – o que te permite aumentar a durabilidade do seu produto, por exemplo. Entre em contato conosco para realizarmos uma reunião de diagnóstico completamente gratuita!

Escrito por:

Cássia Pereira, Ex-Gestora de Mídias e Júlia Magaldi, Ex-Gestora de Conteúdo

Posts recentes

Solicite um diagnóstico gratuito!

Se precisa de ajuda para solucionar alguma dor específica no que tange alimentos, cosméticos e assuntos regulatórios na ANVISA e MAPA, está no lugar certo.