Glúten: seu estabelecimento está atento à contaminação cruzada?

Você sabia que o glúten é um dos principais responsáveis pela contaminação cruzada nos estabelecimentos? Esse problema pode acontecer em diferentes níveis da produção do alimento, como na fase de agricultura e na finalização do preparo nas fábricas. Dessa forma, cria-se um problema quando levado em consideração os quadros de resistência ao glúten de alguns consumidores, o que requer um nível de qualidade superior na produção. Quer saber a melhor forma de evitar a contaminação cruzada no seu estabelecimento? Continue lendo para conferir o que selecionamos sobre esse assunto!

O que é contaminação cruzada e quais são seus riscos?

A contaminação cruzada é a transferência de partículas de um alimento para o outro. Nos estabelecimentos de preparo, essa transferência pode acontecer ao utilizar os mesmos equipamentos para diferentes alimentos com composição distinta, como maquinário, luvas e até mesmo os aventais dos profissionais. O glúten, por exemplo, está presente em cereais como trigo, centeio e cevada, e pode atuar como agente na contaminação cruzada caso seus processos de produção não sejam cuidadosos. 

São muito importantes os cuidados com a presença de glúten nos produtos, devido às patologias relacionadas ao componente. Isso porque a chamada Doença Celíaca afeta 1% da população mundial, e é caracterizada por uma inflamação nas paredes do intestino, causando diarréia e má absorção de nutrientes. Para essa parcela da população, a ingestão da menor quantidade de glúten pode causar graves desconfortos, e por isso o único tratamento é se abster totalmente da ingestão de glúten.

Assim, estabelecimentos que contam com a produção de alimentos com e sem glúten podem estar suscetíveis a contaminação cruzada. A fim de evitar isso, é necessário estabelecer Padrões de Fabricação personalizados, além de criar procedimentos de higienização cautelosos para cada ambiente.

Como as Boas Práticas de Fabricação podem te ajudar a evitar esse problema?

De acordo com a ANVISA, todos os estabelecimentos devem se adequar às Boas Práticas de Fabricação. Trata-se de um conjunto de regras que define ‘o que fazer’ e ‘como fazer’ para garantir a segurança dos serviços e produtos fabricados. Por isso, fique atento às principais Resoluções que definem as normas a serem seguidas no seu estabelecimento.

Conheça as principais legislações: 

A resolução que lista as Boas Práticas de Fabricação em estabelecimentos produtores/industrializadores de alimentos é a RDC 275/2002. Em resumo, essa resolução dispõe sobre o controle sanitário nos estabelecimentos e ação da inspeção sanitária. Para se adequar a esta regra, é necessário elaborar Procedimentos Operacionais Padrão (POP), ou seja, um roteiro escrito que determina o passo-a-passo da execução de serviços específicos. 

Voltada para qualidade do alimento, a RDC 216/2004 detém requisitos higiênicos-sanitários gerais para os serviços de alimentação. Ela tem como objetivo central assegurar a qualidade dos produtos, sendo aplicável a serviços que realizam manipulação, fracionamento, transporte e outros tipos de contatos com alimentos. Segundo essa RDC, “a edificação e as instalações devem ser projetadas de forma a possibilitar um fluxo ordenado e sem cruzamentos de partículas. Visam facilitar as etapas da preparação de alimentos e operações de manutenção, limpeza e, quando for o caso, desinfecção.” 

Dessa forma, o cumprimento das normas garante a qualidade da produção, conferindo maior confiabilidade para seu estabelecimento. Logo, seu produto alimentício possuirá menor chance de contaminação.

Você conhece a Análise de Glúten?

Trata-se da verificação da ausência/presença de glúten no seu produto. É uma determinação assertiva e garante a segurança alimentar para os consumidores sensíveis a este componente. Com esta análise, é possível confirmar a possível contaminação de seus alimentos, com alta precisão nos resultados.

Como a Fórmula Consultoria pode te ajudar?

A contaminação cruzada por glúten é um problema que pode ser resolvido com a instrução correta! O desenvolvimento de Procedimentos Operacionais Padrão definem maiores níveis de qualidade na elaboração do seu produto e seu estabelecimento. 

A Fórmula Consultoria tem como um de seus serviços a Análise de Glúten, definindo a presença deste componente em seu produto. Além disso, também trabalhamos com o desenvolvimento de Manuais de Boas Práticas de Fabricação, que te auxilia na adequação de seu estabelecimento às regulações da ANVISA, mantendo a qualidade nos serviços prestados. Se interessou? Entre em contato e agende uma reunião de diagnósticos totalmente gratuita! 

Escrito por:

Posts recentes

Solicite um diagnóstico gratuito!

Se precisa de ajuda para solucionar alguma dor específica no que tange alimentos, cosméticos e assuntos regulatórios na ANVISA e MAPA, está no lugar certo.