Conservantes alimentares: como garantir um alimento saudável e seguro

Você já parou para analisar que com o passar do tempo os alimentos passaram a ter mais conservantes? E como consequência, apresentaram melhorias na durabilidade? Mas isso não é algo que é explorado apenas hoje. Um dos melhores exemplos que temos do passado são as expedições dos ingleses para a Índia em 1760, onde adicionava-se uma quantidade muito superior de lúpulo na cerveja que ia nas viagens. Dessa forma, evitavam a proliferação de microrganismos, consequentemente deixando seu sabor mais forte e fazendo com que ela dure muito mais tempo, assim surgindo a famosa cerveja IPA. 

Felizmente, os riscos e a alteração de sabor ficaram no passado! Hoje conseguimos manter alimentos com uma melhor durabilidade e muito mais segurança para o consumo com variados conservantes. Venha conferir o que a Fórmula trouxe sobre esse assunto!

O que são exatamente os conservantes?

São substâncias adicionadas a determinados alimentos com o objetivo de melhorar a sua  conservação. Ou seja, são responsáveis por manter o alimento com a mesma textura, cor e sabor por um período maior sem interferir em seus valores nutricionais. Logo, os conservantes são divididos em três grandes grupos:

Antimicrobianos: Impede que microrganismos afetem o alimento, alterando sua qualidade e diminuindo seu tempo de prateleira.

Antioxidantes: Inibe a reação do alimento com o oxigênio, evitando sua oxidação, a qual pode afetar na qualidade e no aspecto visual do produto, automaticamente, diminuindo a sua vida útil.

Inibidores enzimáticos: Inibe enzimas que estão presentes em determinados alimentos. Elas são responsáveis por acelerar o processo de degradação do alimento. Portanto, ao serem inibidas, o alimento apresenta melhor durabilidade.

Qual tipo de conservante devo usar?

Os conservantes podem ser naturais ou sintéticos. Você provavelmente já utilizou algum conservante em casa, como o sal, açúcar, limão e vinagre. Por exemplo, o sal quando colocado em carnes tem a ação de reter o líquido presente. Dessa forma, ele suga a água dos microrganismos e impede a sua proliferação. Mas calma! Não precisa salgar todos os seus alimentos, temos melhores caminhos para seguir.

Com o avanço da tecnologia, conseguimos, hoje, fazer a extração dos conservantes naturais a partir de frutas e óleos essenciais. De acordo com a RDC nº 45 de 2010, temos como exemplo de conservante o Sorbato de Potássio utilizado em pães, Ácido Láctico usado em frutas e a Vitamina C utilizada tanto na indústria de alimentos, quanto em cosméticos. Eu sei, os nomes assustam, mas pode ficar tranquilo(a), são naturais! 

Como podemos perceber, a escolha de qual conservante usar depende do tipo de produto que será aplicado. Assim, fatores como quantidade de ingredientes e funcionalidade do conservante em questão irão interferir no potencial de ação final. Sendo assim, dê uma olhada nos pontos que elencamos sobre os conservantes!

Conservantes naturais x artificiais

O uso de conservantes naturais traz vantagens ao seu bolso e seu alimento, pois eles têm um custo menor se comparado aos sintéticos. Além disso, seu alimento continua sendo um produto orgânico, pelo fato dele preservar seu aroma e composição natural! Já pensou? Sim, é possível! Outro ponto a ser destacado é o fato dos conservantes naturais serem bem mais saudáveis do que os sintéticos.

Por outro lado, você também tem a possibilidade de utilizar conservantes artificiais, esses possuem uma ampla disponibilidade e mais opções de escolha que os naturais. Ademais, ao adequar o conservante específico para o seu produto, você garante maior eficácia na conservação,  quando comparado ao uso do conservante natural. Desse modo, os conservantes sintéticos contribuem para a expansão de seus negócios, pois permitem que seu produto faça longas viagens, evitando desperdícios com alimento estragado.

Por fim, basicamente, conservantes são sinônimos de qualidade e segurança, principalmente os naturais, tudo o que os produtos hoje em dia necessitam!

Como a Fórmula Consultoria pode ajudar você?

A Fórmula Consultoria realiza o serviço de Métodos de Conservação. Nele fazemos uma pesquisa com o objetivo de encontrar o melhor método de conservação para seu produto, garantindo melhores resultados na durabilidade. Além de indicar o melhor conservante, também fazemos o estudo do processo produtivo, processamento e a melhor embalagem para seu produto! Entre em contato conosco para saber mais sobre o serviço e agende uma reunião de diagnóstico gratuita!

Escrito por

Posts recentes

Solicite um diagnóstico gratuito!

Se precisa de ajuda para solucionar alguma dor específica no que tange alimentos, cosméticos e assuntos regulatórios na ANVISA e MAPA, está no lugar certo.