De fato, o mercado consumidor já é bastante familiarizado com o uso de shampoo. Esse cosmético está presente na rotina de todos os indivíduos nos seus cuidados com a higiene capilar. Entretanto, será que você realmente sabe tudo sobre sua função e ação? Venha conferir as informações que a Fórmula Consultoria trouxe para te deixar ainda mais por dentro desse cosmético tão utilizado!
Qual a importância do uso do shampoo?
Certamente, sabemos que o shampoo tem a finalidade de higienizar o cabelo. Por isso, sem esse cosmético nosso couro cabeludo estaria exposto a um conjunto de bactérias e fungos, que se alimentam de pele morta e de sebo. O shampoo atua como um detergente no nosso couro cabeludo, retirando toda oleosidade, poeira, poluição, suor e outros tipos de sujeira imperceptíveis que estão no nosso dia a dia. Além de trazer uma sensação de frescor e limpeza para as madeixas, traz também saúde para os fios do cabelo.
Mas você deve estar se perguntando, um cosmético tão simples de ser comprado e utilizado, o que mais preciso saber além disso? Então, por mais que não seja hábito dos consumidores, devemos nos atentar ao rótulo desse tipo de produto. Pois ele entra em contato direto com a nossa pele, o couro cabeludo, e também pode atuar como tratamento dermatológico. Por esses motivos, existe a RDC nº 432, a qual torna obrigatória a rotulagem de produtos cosméticos, incluindo os shampoos.
Como o shampoo atua nos fios?
A molécula de um shampoo é anfifílica, ou seja, dissolve a gordura e não se distingue imersa em água, como por exemplo as moléculas de sabão, que são responsáveis por quebrar as moléculas de gordura. Dessa maneira, o shampoo age nos fios abrindo as cutículas dos mesmos e retirando toda a sujeira, deixando os fios limpos e preparados para tratamentos condicionantes.
Ademais, é importante lembrar que um dos principais componentes dos shampoos tradicionais são os conhecidos surfactantes. Ou seja, moléculas com ação detergente que proporcionam uma limpeza profunda, muito visto em shampoos detox, por exemplo. No entanto, também temos no mercado os shampoos conhecidos como “liberados”, que não contam com a presença de ingredientes prejudiciais aos fios e ao meio ambiente, como silicones e sulfato.
Esse tipo de shampoo citado é, em sua maioria, vegano, e utilizado pelo público que possui cabelo descolorido ou com curvatura, uma vez que resseca menos os fios. Logo, seus benefícios são tantos que esse tipo de produto conquista bastante espaço no mercado, indo além do mundo dos cabelos crespos, cacheados e ondulados.
Qual tipo de shampoo é o ideal?
Devido a variedade de tipos, texturas, cores e tamanhos de cabelo, a composição do shampoo deve se adequar a necessidade dos consumidores, atendendo a todo tipo de cabelo. Com isso, entenda como cada shampoo depende de cada cabelo:
Shampoo para cabelo normais (nem seco nem oleoso): os shampoos para esse tipo possuem uma composição balanceada de tensoativos, que alteram a tensão superficial de substâncias e agentes condicionantes.
Shampoo para cabelos oleosos: os shampoos detêm uma maior quantidade de tensoativos, com a intenção de realizar uma limpeza mais profunda que retire a oleosidade do cabelo. Além de possuir pouco agente condicionante e grande quantidade de substâncias com caráter adstringente para controlar a oleosidade.
Shampoo para cabelos secos: para esse tipo, o shampoo possuirá menor quantidade de tensoativos e maior em agentes condicionantes. Uma vez que se tem como objetivo retirar pouco óleo natural do cabelo e fornecer mais hidratação. Essas substâncias condicionantes podem ser silicones, caso seja um produto sintético, ou óleo de abacate, no caso de um shampoo natural, por exemplo.
Desse modo, pode-se concluir que a atuação dos shampoos vai muito além de cuidado pessoal, esse cosmético reflete tanto na saúde do couro cabeludo, quanto no meio ambiente. Quando falamos de shampoos liberados, destacamos a importância de um produto super limpante e ainda assim mais saudável e sustentável. No mercado já existem diversas marcas de shampoos com composições diferentes. Sendo assim, a leitura do rótulo desses produtos é muito importante para entendermos o que estamos consumindo e para realizarmos escolhas mais certas.
Escrito por: