6 Plantas Brasileiras benéficas para a saúde que você talvez não conheça

Quem nunca utilizou babosa para hidratar o cabelo ou um chá de camomila como calmante depois de um dia estressante de trabalho? Existem outros diversos tipos de plantas que são usadas em benefícios à sua saúde e cuidado pessoal, porém, como o Brasil  possui uma ampla diversidade de plantas, tendo cerca de 20% das espécies de plantas encontradas no planeta, existem tipos delas que talvez você não tenha conhecimento. Assim, a Fórmula separou seis plantas brasileiras que não são muito populares e seus benefícios para a saúde e cuidado pessoal. Ficou curioso? Continue lendo para saber mais!

Plantas brasileiras e o seu uso

Os benefícios do uso de plantas para cuidar da saúde foi descoberto a muito tempo pelos nossos antepassados. Mas você deve estar se perguntando, como funciona a utilização dessas plantas como tratamento? Funcionam principalmente através da extração de substâncias das plantas, usadas em loções, cremes e medicamentos, por exemplo. Outra forma de uso dessas plantas é comê-las diretamente ou preparar infusões que vão dar origem aos chás medicinais. Ademais, alimentos nutracêuticos também podem ser retirados dos ativos das plantas, os quais têm um papel importante na prevenção de doenças.

Por que optar por produtos à base de plantas? 

Você também deve estar se perguntando o porquê de usar fitocosméticos e remédios mais naturais. Esse tipo de cosmético possui ingredientes mais seguros e saudáveis que não causam alergias, evitam contato com substância tóxica e a famosa acne cosmética. Além disso, sua produção é toda feita de forma sustentável, pensando no ciclo de vida do meio ambiente. Já a produção dos cosméticos normais (sintéticos), e sua eliminação em banhos, são poluentes ao meio ambiente, já que não possuem essa preocupação em serem sustentáveis. 

Nessa perspectiva, os medicamentos de composição mais natural são menos agressivos que os normais, com efeitos colaterais menores e também são menos viciantes que os convencionais. Porém, sempre é importante consultar um médico antes de usar qualquer tipo de medicamento.  

Conheça as plantas brasileiras com uso medicinal e cosmético

Sucupira

Uma árvore brasileira encontrada em regiões como Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás e São Paulo. A parte da planta usada para fazer chás e óleos é a semente, a qual possui propriedades vantajosas para cuidados pessoais e para a saúde. Com isso, ela serve para tratar dor, inflamações e ajudar na cicatrização de feridas na pele. Além disso, a sucupira auxilia no controle de diabetes, regulando os níveis de açúcar no sangue.

Guaco

Também conhecido como guaco-liso, cipó-catinga ou erva de cobra, o guaco é um arbusto que se assemelha a uma trepadeira e é encontrado em todo o Brasil, principalmente na Mata Atlântica. Ele possui substâncias que ajudam no tratamento de gripe, asma, tosse, rouquidão e garganta inflamada. Além disso, ele serve para tratar infecções na pele, picadas de cobra e problemas no estômago, sendo usado no preparo de chá.

Camu-camu

Essa planta encontrada em regiões da Amazônia, possui quantidades enormes de vitamina C, sendo a sua fruta mais rica nessa vitamina do que a acerola, laranja e limão. Dessa forma, ela ajuda no tratamento de resfriado comum, gripe, inflamações e no controle de pressão arterial. Por ser uma fruta muito ácida, é utilizada em sorvetes, iogurtes e doces, mas também encontrada em comprimidos ou em pó. 

Calêndula

A calêndula é uma planta que se encontra no Sul e Sudeste no Brasil, muito usada no tratamento de queimaduras e inflamações da pele. Além disso, ajuda a regular os níveis de açúcar e fortalecer o sistema imune. Conhecida também como bem-me quer, mal-me-quer, maravilha e margarida dourada, encontrada em chá, pasta para colocar na pele e gargarejos.

Copaíba

Conhecida também como Copaíba-verdadeira e Bálsamo-de-copaíba, a copaíba é uma árvore típica da região amazônica, que ajuda no tratamento de caspas em couro cabeludo e problemas na pele, como dermatite e pano branco. A forma de utilizar a planta é por meio do óleo, encontrado em lojas de produtos naturais ou em farmácias. Contraindicado para mulheres grávidas e que estejam amamentando. 

Andiroba

A Andiroba é uma árvore de grande porte, encontrada no Pará, na Paraíba e na Bacia Amazônica. Essa planta tem ação hidratante e nutritiva para a pele e cabelo, deixando-o macio, brilhante e sem frizz, sendo indicada, principalmente, para cabelos cacheados, crespos e volumosos. Além disso, ajuda a reparar pontas quebradiças dos fios do cabelo e na pele ajuda a combater celulite e o desaparecimento de manchas e cicatrizes. Vale lembrar que a andiroba não deve ser ingerida. 

Escrito por:

Posts recentes

Solicite um diagnóstico gratuito!

Se precisa de ajuda para solucionar alguma dor específica no que tange alimentos, cosméticos e assuntos regulatórios na ANVISA e MAPA, está no lugar certo.