5 tendências para o mercado de cosméticos em 2022

Se você tem uma empresa no ramo de beleza e self-care ou pretende abrir uma em 2022, já está por dentro de todas as novidades do mercado de cosméticos? Afinal, alavancar suas vendas e fidelizar os seus clientes são fatores essenciais para um empreendimento de sucesso. Para isso, as tendências que a Fórmula Consultoria trouxe são de extrema importância, uma vez que o mercado de cosméticos está crescendo cada vez mais, ano a ano no Brasil. Ficou curioso e quer saber mais? Continue lendo oque preparamos para você ficar por dentro!

O que são tendências de mercado e porquê apostar nelas?

Uma tendência de mercado é uma pesquisa, com uma indicação mais certeira e precisa do comportamento, preferências e estilo de vida dos consumidores. Desse modo, com o intuito de identificar e trabalhar sobre os resultados obtidos em um nicho de estudo, nesse caso, os cosméticos. Certamente, com a visão de gerar aumento nas vendas de uma empresa e a maior divulgação da mesma.

O mercado de cosméticos está sempre trazendo inovação, destaque, e referências ao longo do tempo. Por isso, a Fórmula trouxe algumas das tendências promissoras para o futuro dos cosméticos que você precisa saber: 

Quais são as tendências de 2022 para o mercado de cosméticos?

Produtos naturais e orgânicos

A primeira tendência listada são os famosos cosméticos eco-friendly. O processo de conhecimento, até a popularidade dos cosméticos naturais e orgânicos, é um fator muito importante para sua relevância no mercado. Isso porque o fato de possuírem um simples processo de produção, impactos sustentáveis positivos e benefícios para a saúde, conquistou boa parte do mercado consumidor. 

De fato, outros fatores tornam esses cosméticos uma forte tendência, como a redução de embalagens de plástico, a redução de uso de água em cosméticos em barra e também a utilização de ingredientes naturais.

Cosméticos antienvelhecimento

A procura por produtos com eficiência na prevenção do envelhecimento, mais conhecidos como os anti-aging, está em alta no mercado de cosméticos. Visto que, os consumidores estão cada vez mais preocupados em aparentar jovialidade e saúde da pele e dos cabelos.

Desse modo, o aumento do consumo de produtos na rotina dos indivíduos é uma realidade. Por exemplo, protetor solar, hidratante, máscaras faciais e esfoliantes, bem como, as  tinturas e os tonalizantes para cobrir os fios brancos se tornaram essenciais. A rotina de skincare e bodycare se tornou muito comum na vida de muitos consumidores por influências do próprio mercado de beleza.

Produtos veganos

É notório que, de uns tempos para cá, o mercado consumidor tem se tornado mais responsável e consciente. Isso porque houve uma mudança no hábito da população brasileira, vista pelo aumento da procura por cosméticos cruelty-free e com a composição sem ingredientes derivados de animais. 

Logicamente, a alta procura de cosméticos veganos se deu por conta da grande quantidade de consumidores veganos em busca desses produtos. Entretanto, pessoas não-veganas também contribuem para a popularidade dessa tendência. Pois os consumidores agora preferem garantir beleza e saúde, através de cosméticos eficientes e naturais, sem prejudicar o meio animal. Por consequência, esse movimento vegano no mercado de cosméticos tem sido uma grande tendência e um diferencial nos últimos anos, e só tem a aumentar!

Cosméticos multifuncionais

Como já observado, a rotina de cuidados com a pele e com os cabelos é uma tendência para 2022. Buscando a otimização e praticidade, a ideia do “menos é mais” é algo super buscado pelos consumidores. Sendo assim, mesmo que esses consumidores já sejam adeptos a seguir um cronograma de cuidados, um grande número de produtos e etapas pode se tornar cansativo. 

Diante disso, produtos multifuncionais estão super em alta. Pois evitam desperdício, otimizam tempo e mantêm a eficácia de uma rotina inteira de skincare.

Produtos voltados para o público masculino

A busca por cosméticos para serem utilizados na rotina de cuidados pelo público masculino aumenta cada vez mais. De acordo com a Minds&Hearts, empresa especializada em pesquisas comportamentais, 31% dos brasileiros utilizam algum cosmético para tratar a pele do rosto. Além disso, a mesma pesquisa mostrou que há grande procura por produtos de cuidado com a barba e cabelo.

Diante disso, o Brasil se tornou o segundo maior mercado de cosméticos para homens, e a tendência é que esse movimento continue nos próximos anos. Dessa forma, o investimento nesse ramo para a sua empresa vai ser um diferencial no mercado para alavancar suas vendas em 2022!

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