Não é segredo que a pandemia da COVID-19 promoveu uma série de mudanças de hábitos na população, principalmente nos quesitos higiene pessoal e autocuidado. Essa realidade trouxe à tona novas demandas que, naturalmente, precisaram ser atendidas, como o aprimoramento de formulação.
A pele foi um dos órgãos que mais sentiu os impactos dessas mudanças, que envolveram, por exemplo, o uso frequente de máscaras, sabonetes e álcool em gel. Esse fato, somado à necessidade da busca por atividades que pudessem ser feitas em casa durante o período de isolamento social, resultou no aumento da procura por produtos que auxiliassem nos cuidados com a pele – o famoso skincare – e outros gêneros de cosméticos. No entanto, apesar do cenário favorável para o ramo, a exigência do consumidor com relação aos produtos também cresceu, obrigando as marcas a trazerem inovações e se adaptarem a esse novo contexto.
A realidade atual do mercado de cosméticos
O Brasil é um dos maiores mercados de produtos de beleza e cuidados pessoais no mundo, assumindo a quarta posição, de acordo com o ranking da Euromonitor International. Mesmo com a pandemia da COVID-19, o setor de cosméticos no país seguiu apresentando grande crescimento ano a ano, e as expectativas são de que esse cenário continue se mantendo.
Apesar da grande demanda por cosméticos, existe, também, uma crescente oferta de marcas e produtos, que buscam atender as mais diversas necessidades de seus clientes. Diante dessa realidade, para se manterem competitivos no mercado, os produtores precisam apresentar diferenciais frente a sua concorrência.
Afinal, como se destacar na área de cosméticos?
A oferta de um produto inovador e de qualidade sempre foi muito importante, mas, agora, tornou-se fundamental. Formulações que não apresentam características sensoriais agradáveis, como odor e textura, não cumprem com as melhorias que propõem e não se diferenciam de outros produtos do mesmo gênero, geralmente, não trazem o retorno esperado para o negócio. Além disso, os consumidores têm ficado cada vez mais criteriosos e atentos à composição dos cosméticos que estão utilizando. Por isso, é importante que o produtor esteja ciente das demandas dos clientes e busque aprimorar suas formulações, quando estas não apresentarem um desempenho de acordo com o esperado.
O aprimoramento de formulação consiste na realização de uma análise crítica sobre a composição do cosmético, feita de maneira mais eficaz por indivíduos com conhecimento técnico sobre o assunto, onde são avaliadas incompatibilidades entre os ingredientes, oportunidades de melhoria na formulação e outros aspectos, a fim de aperfeiçoar as características do produto e fazê-lo atender às expectativas do cliente. A partir dessa análise, pode-se propor adição, retirada ou troca de um ou mais ingredientes, bem como o ajuste de suas quantidades.
Quais os benefícios do aprimoramento de formulação?
- Melhorias na formulação cosmética;
- Correção das caraterísticas do produto, como coloração, odor e textura;
- Complementação de ativos cosméticos e excipientes conforme necessidade;
- Ajuste da concentração dos insumos.
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Jéssica Almeida é membro da Fórmula Consultoria desde junho de 2021. Foi Assessora do Comercial e, atualmente, ocupa o cargo de Coordenadora do Comercial. Jéssica AlmeidaCoordenadora do Comercial