Alimentos plant-based – Definição e Regulação no Brasil

A preocupação com a saúde tem ganhado força entre os indivíduos ao redor do mundo, especialmente com o início da pandemia, e no Brasil não foi diferente. Esse cenário tem se refletido principalmente na escolha de uma alimentação mais saudável, com menor quantidade de proteínas animais e um espaço no prato maior para alimentos oriundos de vegetais, como os plant-based.

Segundo uma pesquisa realizada pelo IBOPE e coordenada pela GFI (The Good Food Institute), cerca de 50% dos entrevistados reduziram o consumo de proteínas animais e quase 47% optou por substituições exclusivamente feitas por legumes, verduras e grãos.

Os movimentos flexitarianos, vegetarianos e veganos têm ganhando destaque pelos olhos das grandes marcas e produtoras alimentícias, que visam um mercado para os chamados alimentos plant-based.

Mas o que são alimentos plant-based?

Plant-based é um termo inglês cuja tradução significa ‘’à base de plantas’’, ou seja, todo e qualquer produto feito com composição vegetal, sendo considerado vegetariano ou vegano, e utilizando-se de produtos preferencialmente orgânicos, com o mínimo de processamento possível.

A alimentação tem um aspecto cultural bastante forte. Com a carne inserida em inúmeras tradições brasileiras e seu consumo enraizado na rotina, os produtos plant-based ganham destaque entre os indivíduos que adotam uma dieta com redução ou fim do consumo animal, por proporcionarem semelhanças sensoriais (sabor, aroma e textura) à carne, terem praticidade e, o adicional da saudabilidade desejada.

Entretanto, para atenderem a esse crescente mercado, as empresas precisam que esses produtos estejam em adequação às legislações vigentes por meio de regulações que atendam aos critérios de segurança do país.

O que são essas regulações?

Para que um produto alimentar possa ser comercializado nacionalmente, é necessário realizar uma regulação com um registro legal desse alimento junto à ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária. A empresa, seja ela importadora ou fabricante, tem responsabilidade pela qualidade e segurança das mercadorias e, com o registro, há a garantia que produtos nocivos à saúde não sejam vendidos no mercado brasileiro, por exemplo.

Todos os produtos alimentares precisam ter esse registro?

De acordo com a ANVISA, novos alimentos (tal qual os plant-based) e novos ingredientes, alimentos com alegações de propriedades funcionais e/ou de saúde, infantis, para nutrição enteral, embalagens com novas tecnologias (recicladas) e substâncias bioativas e probióticos isolados com alegações de propriedades funcionais e/ou de saúde possuem obrigatoriedade de registro.

Mas já existem regulações para os plant-based?

Apesar da expansão desse setor alimentício no cenário nacional, não há no país legislações específicas para o mercado plant-based, o que faz aumentar a necessidade de se estabelecer com urgência a regulação necessária para consolidar esses alimentos na indústria agropecuária.

O movimento encontra-se na fase inicial da estruturação de uma agenda regulatória, a qual envolverá não somente a Anvisa, mas o Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (DIPOV/MAPA) e outros órgãos que possam auxiliar no estabelecimento das normas de segurança. Entre seus objetivos e desafios estão a fixação de terminologias e conceitos desses alimentos a fim de evitar equívocos pelo consumidor e concorrências desleais com produtos de origem animal no mercado.

Com a regulação, será possível auditar e fiscalizar a qualidade dessas mercadorias, sempre, com o objetivo final de garantir o acesso, pelo consumidor, de um alimento seguro do ponto de vista sanitário.

Como podemos te ajudar?

Nós realizamos o serviço de métodos de conservação, o qual consiste em uma pesquisa, por meio de busca ativa na literatura científica e na legislação sanitária vigente no país, com o objetivo de encontrar a melhor forma de conservar seu alimento plant-based de forma adequada para prolongar a vida de prateleira do seu alimento aliado a recomendação da melhor forma de armazenamento. Além disso, trabalhamos com o desenvolvimento de rótulos nutricionais em que se é avaliado os valores nutricionais e percentuais do alimento plant-based, garantindo assim, confiabilidade e credibilidade ao seu produto. Solicite o seu orçamento.

REFERÊNCIAS:

GFI – https://gfi.org.br/2020/12/07/50-dos-brasileiros-afirmam-reduzir-o-consumo-de-carne/

Regulatory Affairs Global Business – https://ragb.com.br/como-funciona-a-regulacao-de-alimentos-junto-a-anvis

Escrito por:

Posts recentes

Solicite um diagnóstico gratuito!

Se precisa de ajuda para solucionar alguma dor específica no que tange alimentos, cosméticos e assuntos regulatórios na ANVISA e MAPA, está no lugar certo.