Os alimentos nutracêuticos ganharam espaço na vida dos indivíduos que almejam manter uma dieta rica em vitaminas, minerais e agentes antioxidantes. O motivo disso é evitar o surgimento de doenças ou utilizá-los como tratamento alternativo às medicações tradicionais. Sabemos que temas como alimentação saudável, dietas orgânicas e veganismo têm estado em alta nos últimos tempos. Portanto, a Fórmula Consultoria separou informações para você entender a importância dos alimentos nutracêuticos na promoção da saúde e seus benefícios. Vem com a gente!
Mas, afinal, o que são alimentos nutracêuticos?
Alimentos nutracêuticos são aqueles que promovem a sua saúde, desde a prevenção de doenças até o tratamento delas. Eles podem ser parte constituinte do alimento – aquela que possui o efeito terapêutico – como também podem ser o alimento inteiro. Essa definição realmente pode ser um pouco confusa, mas veja o exemplo a seguir:
“O ômega 3 é um nutracêutico porque foi extraído e isolado de alimentos que são ricos nesse componente bioativo, como os peixes e as oleaginosas.”
Como você pode ver, geralmente os compostos são isolados e purificados, a fim de gerar suplementos alimentares como o de ômega 3, citado anteriormente, e muitos outros.
Quais são os benefícios para a sua saúde?
São vários os benefícios que esses alimentos podem trazer à sua saúde. Durante a gestação, as mulheres precisam fazer suplementação de muitas vitaminas e minerais para que o corpo aguente a demanda tanto dela quanto do bebê. Nesse sentido, o uso do ácido fólico, por exemplo, previne o surgimento de malformações fetais. Podemos falar também da importância do uso de antioxidantes, como a vitamina C, uma vez que previne a formação de radicais livres, associados ao surgimento de tumores.
Como registrar os alimentos nutracêuticos?
Para que seu nutracêutico seja registrado, é necessário que você tenha em mãos previamente a sua Licença de Funcionamento e a Autorização de Funcionamento da Empresa (AFE). Sendo necessário, também, conhecer todas as permissões e requisitos da RDC nº 243 de 2018.
Alguns dos pontos mais importantes estão listados a seguir:
- É proibido que substâncias consideradas como doping, substâncias de controle especial, óleos e gorduras parcialmente hidrogenados sejam comercializadas como alimentos nutracêuticos.
- Com relação a rotulagem, é preciso que a recomendação de uso, as formas de conservação antes e depois de aberto e a correta identificação de cada ingrediente estejam em linguagem clara e compreensível na embalagem.
- Quando estiverem presentes substâncias bioativas ou enzimas, é preciso que haja a comprovação de que são seguras para consumo humano, esteja dentro dos limites mínimos e máximos estabelecidos e que sua eficácia seja devidamente comprovada.
Como a Fórmula Consultoria pode te ajudar?
A Fórmula Consultoria realiza o serviço de Análise Centesimal, que consiste em análises laboratoriais a fim de determinar macronutrientes específicos, como as vitaminas. Possuímos também o serviço de Rotulagem Nutricional, no qual são avaliados os valores nutricionais e percentuais do seu nutracêutico, gerando maior confiabilidade ao seu produto. E por fim, o serviço de Assuntos Regulatórios pode ajudar a regularizar a venda desses alimentos. Entre em contato conosco e agende seu diagnóstico GRATUITO!
Escrito por: