Os alimentos funcionais têm recebido muita atenção ao longo dos anos devido aos benefícios que podem trazer à saúde. Isso porque, atualmente, os consumidores têm buscado um estilo de vida mais saudável, a fim de manter uma alimentação mais equilibrada. Mas você já sabe o que são alimentos funcionais, quais são suas funções e como identificá-los? Acompanhe o texto abaixo e saiba mais sobre!
O que são os alimentos funcionais?
Os alimentos funcionais são alimentos consumidos numa dieta comum, podendo ser naturais ou preparados pelo homem. Eles têm uma ou mais substâncias – podendo ser classificadas como nutrientes ou não-nutrientes – que conseguem induzir efeitos metabólicos ou fisiológicos que são benéficos para a manutenção da saúde.
O alimento funcional não é só fonte de energia e de substrato para a formação celular e tecidual. Ele tem na sua composição um ou mais componentes químicos que atuam modulando os seus processos metabólicos, fazendo com que as suas condições de saúde melhorem. Portanto, eles promovem o seu bem-estar e previnem o surgimento precoce de doenças degenerativas, melhorando a qualidade de vida das pessoas à sua volta.
O termo “alimentos funcionais” surgiu no Japão, por volta de 1980. Você deve estar se perguntando o porquê, certo? Naquele ano, o Japão possuía uma população de idosos grande e que estava crescendo mais e mais. Com a preocupação do governo e dos japoneses, esse termo foi criado para fazer alusão à prevenção das doenças crônicas e degenerativas.
Como os alimentos funcionais devem ser consumidos?
Como sabemos, a maior parte dos componentes ativos benéficos à saúde encontram-se em frutas, vegetais e cereais integrais. Portanto, é recomendado o consumo regular desses alimentos. Além disso, é válido substituir o consumo de produtos à base de carne vermelha e embutidos por peixes, soja e seus derivados.
Esteja atento! Ao consumir produtos processados pela indústria, o consumidor deve procurar saber se há estudos e pesquisas que comprovem a eficácia do produto. Outro detalhe importante ao qual é preciso atentar-se são as instruções na rotulagem, pois elas devem ser seguidas para que o produto seja consumido de maneira correta. Dessa forma, é mais assegurado que esses alimentos funcionais de fato funcionem, desde que você siga uma dieta balanceada, é claro.
Como podemos identificá-los?
Podemos identificar esses alimentos por meio de sua composição química, devendo apresentar altas concentrações de componentes que promovam ações específicas no organismo – como é o caso de flavonoides, licopenos e taninos, substâncias bioativas que falaremos daqui a pouco -. Além desses componentes, o valor nutricional – a quantidade de carboidratos e proteínas, por exemplo – deve evitar ao máximo o risco de enfermidades e aumentar a sua qualidade de vida.
As substâncias bioativas que comentamos no parágrafo anterior estão presentes em diversos alimentos, como na soja, em peixes, frutas e verduras. Muitas delas você consegue plantar na sua casa, o que ajuda a melhorar a segurança alimentar da sua família.
Como a Fórmula Consultoria pode te ajudar?
A Fórmula Consultoria realiza o serviço de análise centesimal, na qual são feitas análises laboratoriais, que permitem determinar macronutrientes específicos, como as vitaminas, além de comprovar ausência de glúten ou lactose, por exemplo. Também possuímos o serviço de rotulagem nutricional, no qual são avaliados os valores nutricionais e percentuais do seu alimento funcional, gerando maior credibilidade ao seu produto. Entre em contato conosco e agende seu diagnóstico GRATUITO!
Escrito por: