A embalagem de um cosmético traz diversas informações sobre o produto, dentre elas está a descrição da composição e seus respectivos selos e certificações. Esses selos são responsáveis por atestar ao consumidor que um produto se encaixa nas exigências e requisitos estabelecidos pelo mesmo. Você já conhece e compreende o que está por trás dos selos encontrados nas embalagens dos cosméticos? Acompanhe nosso post abaixo e conheça mais sobre!
De onde surgiram os selos?
Com o passar dos anos e o avanço no desenvolvimento de pesquisas científicas sobre determinados componentes, o comportamento dos consumidores de cosméticos apresentou uma mudança: eles começaram a buscar um consumo de produtos mais livres de substâncias possivelmente alergênicas, cancerígenas e de origem animal e, com isso, houve um crescimento na busca por produtos mais naturais.
No entanto, esses cosméticos ainda carecem de regulamentação, visto que essa demanda por produtos menos agressivos, tanto ao meio ambiente quanto aos indivíduos, ainda é recente. No Brasil, no entanto, algumas leis tratam sobre a responsabilidade de regulamentar, controlar e fiscalizar cosméticos, como a Lei N° 6.360, de 23 de setembro de 1976 e a Lei N° 9.782/1999, que incumbem a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) de fazer esse controle de produtos que envolvem risco à saúde, como os cosméticos. Entretanto, quando se trata de produtos mais naturais, legislações ainda são escassas.
A fim de preencher essa brecha, foram criados os selos e certificações, cujo objetivo é atestar ao consumidor que determinado produto cumpre com os requisitos estabelecidos por cada selo. Além disso, a presença de um selo na embalagem de um cosmético facilita o cliente que anteriormente precisava ler e compreender sobre cada componente utilizado nos produtos cosméticos. Assim, quando um produto desse tipo preenche os critérios dos selos, a marca pode acrescentá-lo ao seu rótulo, trazendo uma maior credibilidade para a mesma.
Quais são os selos disponíveis no mercado?
Agora que conhecemos um pouco mais sobre selos, vamos conhecer as opções disponíveis no mercado. São eles:
CRUELTY FREE: esse selo atesta que todos os ingredientes presentes na formulação e o produto final não passaram por testes em animais. Sua tradução, do inglês, é “livre de crueldade”;
VEGANO: produtos que trazem esse selo são produtos que não utilizam matéria-prima de origem animal, nem material produzido por eles;
NATURAL: para preencher os requisitos deste selo, um cosmético não pode conter em sua composição substâncias passíveis de causar alergia, como os derivados de petróleo, ou “petrolatos”, como óleo mineral (mineral oil) e a parafina (Parafinum Liquidum), silicone e parabenos. Além disso, 95% da composição do produto precisa ser de ingredientes naturais, sejam eles de origem vegetal ou animal, água e sais minerais. Isto é, um produto com este selo não é necessariamente cruelty free ou vegano;
ORGÂNICO: para conseguir esse selo, um cosmético precisa que pelo menos 95% de seus insumos sejam orgânicos, segundo classificação existente, ao passo que os demais 5% podem ser água e outros insumos naturais. Além disso, esse selo exige que o cosmético seja fabricado com matéria-prima da agricultura orgânica, sem uso de pesticidas ou substâncias geneticamente modificadas. Entre os selos desta categoria estão o IBD (Instituto Biodinâmico de Desenvolvimento Rural) e o ECOCERT, uma grande certificadora de produtos orgânicos. Esses selos costumam andar juntos.
SUSTENTABILIDADE: essa categoria engloba selos como FSC (Forest Stewardship Council, ou “Conselho de Manejo Florestal”) e Eureciclo. O primeiro atesta que a embalagem do produto é reciclável e biodegradável, além de ser oriunda de madeira reflorestada ou de fonte controlada, respeitando um bom e consciente manejo florestal. Já o segundo certifica que a marca está comprometida em investir na cadeia de reciclagem, embora a embalagem do seu produto não seja necessariamente a que será reciclada, isto é, a marca financia a reciclagem de uma embalagem similar a sua, promovendo uma compensação ambiental de suas embalagens. Este selo exige uma compensação de pelo menos 22% das embalagens comercializadas.
Como eu sei qual selo escolher para o meu produto?
Com a crescente busca dos consumidores por produtos mais naturais, conseguir estampar esses selos em sua embalagem é vantajoso, tanto para sua marca quanto para o meio ambiente. Estudos comprovam que o chamado “Marketing Verde” existe e impulsiona vendas, visto que 50% dos consumidores decidem comprar ou boicotar uma marca com base em suas crenças e 85% da população brasileira buscam consumir melhor. Além disso, uma pesquisa da NielsenIQ revelou que mais de 70% dos consumidores se dispõem a pagar mais por produtos de marcas sustentáveis.
Com isso em mente, é importante escolher qual, ou quais, selos estão de acordo com sua marca. Para isso, é necessário conhecer a fundo seu produto, suas matérias-primas e seu processo produtivo. Além disso, é fundamental estar atento às porcentagens de componentes e origem das substâncias exigidas por cada selo e traçar seu público alvo e país (ou países) de comercialização.
Como a Fórmula Consultoria pode me ajudar?
Aqui na Fórmula Consultoria prestamos serviços em assuntos regulatórios e podemos te ajudar com uma consultoria personalizada para a retirada do seu selo. Se você quer expandir suas vendas e fazer parte do nicho de marcas mais sustentáveis, entre em contato conosco. Solicite uma reunião de diagnóstico gratuita e venha descobrir a fórmula do sucesso para o seu negócio!
Escrito por: