Formulação de produto alimentício: saiba as etapas para a formulação de um novo produto

Nós, brasileiros, temos como essência nosso espírito empreendedor, sempre prontos para inovar e se adaptar frente às mais diversas situações. É importante estar atento às oportunidades do mercado, sempre trazendo novidades para os seus clientes e expandindo sua marca. Dessa maneira, a formulação de um produto alimentício é crucial para expandir seus negócios. Descubra aqui todas as etapas para sua inovação de sucesso!

Crescimento da Indústria Alimentícia 

De acordo com dados do SEBRAE, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, a crise econômica do Brasil não impediu que o mercado de pequenas empresas se expandisse. Dados estatísticos mostram que a indústria de alimentação cresceu 85,8% em 6 anos, sendo um setor de alto crescimento e impacto nacional. Logo, para se estabelecer nesse mercado em constante crescimento, é necessário trazer novidades aos clientes.

Da ideia ao produto final

Para a formulação de um novo produto alimentício, é preciso muito mais que uma ideia. É preciso verificar documentação, viabilidade do produto e uma série de testes iniciais. Caso não saiba por onde começar, a Fórmula Consultoria pode te auxiliar em todos os passos.

1. Plano de ação 

Em primeiro lugar, é importante estabelecermos um plano de ação para a criação de um novo produto alimentício. O que isso significa? Esse é o momento para traçar um cronograma de atividades junto a empresa contratada que te ajudará no processo. Logo, será possível compreender todas as etapas planejadas e o tempo determinado a estas. Além disso, é importante começar um levantamento de mercado também.

2. Pesquisa

Nessa etapa, vamos investigar todo o perfil de quem já está inserido no mercado. Verificar a presença e a força da concorrência é essencial para quem quer lançar uma inovação. Desse modo, deve-se observar os fornecedores disponíveis, insumos e equipamentos necessários e a viabilidade técnica disso. É importante analisar se o local planejado para a produção de seu novo produto é adequado ou precisa de mudanças. Além disso, é indispensável escutar quem mais importa: o consumidor.

3. Desenvolvimento e Treinamento

Agora iniciaremos o processo de viabilidade do seu produto. Ou seja, é necessário considerar quais características são importantes para o seu produto e se isso é possível dentro do mercado e legislação atuais. Para isso, é preciso ter em mente como queremos esse produto em relação a cor, sabor, textura e outros. Assim, conseguiremos traçar quais ingredientes são necessários e se eles reagem entre si.

Na terceira etapa, é fundamental ter um material descritivo da nova formulação do produto alimentício. Todo o processo deve estar descrito, bem como as matérias-primas utilizadas, equipamentos e resultados das análises laboratoriais. 

As análises no laboratório são essenciais para verificar se o produto está como o desejado a nível sensorial. Os testes podem variar de acordo com os objetivos e necessidades do cliente e de seu novo produto. Outro fator a ser considerado é a realização de análises microbiológicas, visto que elas conseguem garantir a segurança do seu alimento para o consumidor.

4. Nova formulação alimentícia

Com a sua nova formulação alimentícia, agora você tem grandes chances de expandir seus negócios e estar pronto para se inserir em um mercado de alto crescimento. Ficou interessado? A Fórmula Consultoria pode te ajudar durante todo esse processo, seguindo todas as regulamentações previstas na legislação! Entre em contato conosco e agende seu diagnóstico gratuito para traçarmos esse plano juntos!

Referências: 

SALVIANO, Lays Karolina Ferreira; BILAC, Doriane Braga Nunes. INOVAÇÃO NO SETOR ALIMENTÍCIO: ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS E TECNOLÓGICAS. Humanidades & Inovação, v. 6, n. 12, p. 113-123, 2019.

DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS ALIMENTÍCIOS . Ficha técnica SEBRAETEC 4.0.

 

 

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