Segundo a RDC n° 7/2015 da ANVISA, os cosméticos são preparações constituídas por substâncias provenientes da natureza e de laboratórios, de uso externo nas diversas partes do corpo. Eles tem como principal objetivo limpar essas partes, perfumá-las e alterar a aparência das mesmas. Sabe-se que a constante busca pelo padrão de beleza se tornou parte do ser humano e, por isso, o setor de cosméticos ganhou espaço no mercado. Dentre esses produtos, os mais conhecidos são os sintéticos, vendidos em larga escala, e os naturais, que vêm recebendo grande credibilidade.
Afinal, qual a diferença entre os cosméticos sintéticos e os naturais ?
Os cosméticos naturais são originados de matéria-prima natural, como plantas, minerais e animais. Ademais, vale ressaltar que esses produtos possuem uma pegada ecológica, tendo relação direta com a preocupação emergente por uma vida mais sustentável.
Além de serem os produtos mais utilizados no mercado, os cosméticos sintéticos são produzidos a partir de matérias-primas sintetizadas em laboratórios. Estas podem reproduzir substâncias da naturezas ou oriundas de elementos artificiais. Ademais, são submetidos a testes em animais que tornaram-se tema de grandes debates em vista a transformação do pensamento civil frente ao uso de cobaias.
Benefícios e Malefícios dos cosméticos sintéticos
- Os cosméticos sintéticos podem ter em sua composição substâncias que funcionam como conservantes, como o parabeno. Mais encontrado em géis, shampoos, cremes e maquiagens, esse componente garante maior durabilidade ao produto. Consequentemente, as empresas podem produzir mais desses itens e estocá-los por mais tempo. Dessa forma, elas conseguem suprir a alta demanda por esses produtos pelos consumidores.
- Em contrapartida, existem fortes indícios da correlação entre a exposição contínua de alguns elementos sintéticos e danos graves à saúde. A universidade britânica de Reading fez uma descoberta em 2004 que fortalece ainda mais essa correlação: Foi detectada a presença de parabeno em tumores de mama. Além disso, os cosméticos sintéticos agridem o meio ambiente, pois não são biodegradáveis e muitos ingredientes sintéticos são produzidos através do petróleo, matéria-prima não renovável.
Malefícios e benefícios dos cosméticos naturais
- Um dos poucos malefícios dos cosméticos naturais é que eles podem ser responsáveis pelo desenvolvimento de alergias a componentes naturais. Antes de usá-los, é recomendado consultar seu médico sobre reações anteriores a ingredientes presentes nesses cosméticos.
- Em relação aos benefícios, vale lembrar que os cosméticos naturais e a sustentabilidade caminham de mãos dadas. Esses produtos são formados por matérias-primas biodegradáveis e pouco poluentes. Ademais, ainda que apresentem risco de desenvolvimento de alergias no consumidor, a probabilidade de que isso aconteça é baixa comparada ao uso dos sintéticos. Isso porque os princípios ativos desses itens naturais são compatíveis com o nosso corpo.
E como a Fórmula Consultoria Farmacêutica pode te ajudar ?
Os cosméticos têm conquistado cada vez mais espaço no mundo contemporâneo. Seu uso tem ocorrido de maneira recorrente e, em sua maioria, sem orientação médica. Sendo assim, é de suma importância a presença de seus ingredientes na embalagem por meio da rotulagem, serviço oferecido por nós, a fim de reduzir reações adversas devido a falta de informação, proporcionar transparência e estar de acordo com as legislações sanitárias vigentes. Além disso, podemos ajudar na produção de um novo cosmético com o nosso serviço de Pesquisa e Desenvolvimento de Cosméticos, bem como toda a parte regulatória.