Você sabia que os cosméticos sempre fizeram parte da nossa história? Nos dias atuais, um grande marco na continuidade desse legado foi a criação de cosméticos com múltiplas funções. Desse modo, as propostas dos cosméticos multifuncionais dependem muito da época e dos interesses visados na sociedade. De fato, apostar em produtos desse tipo, na atualidade, pode ser um grande diferencial para o seu negócio. Ficou curioso e quer saber mais sobre? Continue lendo que a Fórmula te explica!
O que é a multifuncionalidade em cosméticos?
Os cosméticos multifuncionais são produtos com duas ou mais funções de embelezamento com ou não implicação dermatológica. Dessa maneira, o objetivo dele é oferecer vários benefícios simultâneos em um mesmo produto, ou seja, mais de uma funcionalidade em uma só formulação. Além de priorizar a otimização de tempo no ritual de beleza dos consumidores, com facilidade e praticidade.
Hoje, no mercado, existem definições diferentes para esse conceito da multifuncionalidade:
Multifuncionalidade orientada pelo desempenho: quando o produto realiza duas ou mais funções distintas, como os shampoos 2 em 1 e os protetores solares com função de proteção e hidratação da pele.
Multifunção de ingredientes: é quando um só ingrediente presente na formulação tem mais de uma função, um exemplo são alguns conservantes que podem dar cheiro à uma fragrância.
Produto multifuncional dependente da situação: quando um determinado produto pode ser utilizado de várias maneiras, por exemplo, um batom líquido que pode ser usado na maquiagem como sombra de olho.
Popularidade dos cosméticos multifuncionais
Os cosméticos comuns são usados desde a Antiguidade como uma questão de embelezamento, mas também tinham a finalidade de proteção contra inimigos ou até mesmo animais. Posteriormente, a partir do século XVII, o cenário mudou e os cosméticos foram evoluindo juntamente aos interesses e necessidades da sociedade. Por exemplo, os cosméticos multifuncionais começaram a ganhar visibilidade recentemente no Brasil, mas já começaram a ser criados desde os anos 90.
Certamente, um bom exemplo da crescente influência da multifuncionalidade nas formulações cosméticas são os produtos inspirados no BB Cream. Aposto que você já ouviu falar dele, estou certa? Além da fama de produtos capilares com mais de uma função, cosméticos masculinos, protetores solares e muitos outros. Mas afinal, quais são os interesses dos consumidores que precisam e podem ser atendidos com os cosméticos multifuncionais?
Vantagens em apostar nos cosméticos multifuncionais
Na atualidade em que vivemos, as pessoas tendem a ser muito atarefadas, seja no âmbito profissional ou no pessoal. Isso faz com que o tempo seja um fator precioso e determinante na hora de realizarmos qualquer escolha. Nessa perspectiva, não é muito interessante passar horas e horas seguindo uma rotina de cuidados com a pele e cabelo, sendo que você pode optar por meios mais rápidos e práticos com o uso de cosméticos multifunções.
Além da praticidade, podemos destacar a economia gerada pela compra de apenas 1 produto com diversas funções, ao invés de gastar com vários. Outro ponto importante é a questão da sustentabilidade, no Brasil a média de descartes de resíduos sólidos é de 79 milhões de toneladas. A fim de diminuir esse impacto ambiental, quando usamos um produto multifuncional, por exemplo, com 3 propostas diferentes, três embalagens podem ser substituídas por uma, gerando menos plástico e menos resíduo químico.
Veja alguns exemplos de produtos multifuncionais
Já são super populares na rotina do público masculino os produtos capilares multifunções, como os shampoos que limpam e condicionam, enquanto as máscaras de tratamento, com proposta de limpeza e nutrição, já são famosas entre as mulheres. Dessa maneira, o protetor solar que além de ter uma ação fotoprotetora, pode funcionar também como base para uma maquiagem e como hidratante para sua pele, esse produto inclusive está super em alta no mercado. Ademais, outro destaque são os shampoos sólidos para homens que servem para limpar o cabelo, rosto, barba e corpo.
Escrito por: