Você já se perguntou o que está passando na pele? Segundo a pesquisa de mercado da Euromonitor International, o Brasil é o 4º maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo. Esse destaque mostra que os cosméticos estão cada vez mais presentes na vida dos seres humanos. Porém, não é um hábito dos consumidores estar de olho nas possíveis substâncias tóxicas que estão na composição de seus produtos, não é mesmo? Você se identificou e quer saber o quão tóxico podem ser seus cosméticos? Continue lendo que a Fórmula Consultoria pode te ajudar!
O que são substâncias tóxicas?
Substâncias tóxicas (geralmente químicas) são compostos prejudiciais à saúde humana e de quaisquer outro ser vivo caso sejam ingeridas, inaladas ou tenham contato com a pele, gerando reações rápidas ou danos a longo prazo. Ainda assim, não é comum associar esses cosméticos a causa de uma irritação, vermelhidão ou a aparição de uma mancha na pele, por exemplo. Fato explicado por uma dificuldade dos consumidores em ler e entender os rótulos, apesar de serem consumidos por grande parte da população.
Além de fazerem mal para a saúde, alguns cosméticos podem ser tóxicos também ao meio ambiente. Afinal, quando usamos esses produtos, seus resíduos fluem para os rios e oceanos, aumentando a poluição e a extinção de vida marinha.
Onde podemos encontrar essas substâncias tóxicas?
Em um único dia, utilizamos diversos cosméticos, havendo a possibilidade de exposição a diversos compostos químicos nocivos. As substâncias presentes em alguns cosméticos podem ser absorvidas através da pele, com chances de chegar à circulação sanguínea. Essas substâncias tóxicas podem estar presentes em: shampoos, maquiagens, protetor solar, esmaltes, perfumes e até em cosméticos para bebês.
Veja algumas substâncias que podem estar presentes no seu dia a dia:
Parabenos: conservantes presentes em cerca de 80% de cosméticos convencionais.
Petrolatos: conhecido também como óleo mineral, vaselina e parafina. É um ingrediente barato que a indústria cosmética utiliza como emoliente. Pode ser tóxico caso não seja feito o processo de refinamento corretamente.
Ftalatos: utilizados para estabilizar cores, perfumes e texturas.
Avobenzona: presentes nos filtros solares.
Chumbo: utilizado em cosméticos com alta pigmentação para fixação ou como corante. Encontrado em tintas de cabelo e maquiagens.
Os principais efeitos podem incluir irritação pulmonar e cutânea, alergias graves, câncer e problemas na gestação. Além disso, há um risco potencial de alterações hormonais, no sistema nervoso e imunológico. Entretanto, os mesmos dependem diretamente da concentração da substância no produto e da quantidade diária usada. Além disso, fatores individuais também vão influenciar na forma que o organismo reage à determinada substância tóxica.
Como saber se o cosmético possui substâncias tóxicas?
O primeiro passo para o consumidor garantir sua segurança é ficar atento à composição dos cosméticos. Na maioria das vezes essa lista possui muitas substâncias descritas, nesses casos, fontes confiáveis serão suas melhores aliadas. Consumir conteúdos de redes sociais que alertem os consumidores, como o Instagram da Fórmula Consultoria, também te ajudará a evitar essas substâncias indesejadas.
É interessante optar por consumir produtos naturais e biodegradáveis, feitos de forma artesanal. Este é um mercado que está crescendo com a proposta de trazer melhor qualidade de vida, com menos impacto ao meio ambiente.
Escrito por: