Quais são os riscos no consumo de alimentos vencidos?
Todos nós aprendemos que ingerir alimentos fora do prazo de validade não é ideal, mas nem sempre sabemos os riscos que isso pode causar ao nosso organismo. Há muitos problemas nesta situação, visto que ingerir alimentos vencidos tende a causar sérios problemas no organismo de uma pessoa que podem ser fatais.
Mas afinal, o que são alimentos vencidos?
Podemos considerar como alimento vencido todo aquele que se encontra impróprio para consumo, seja por estar fora do seu prazo de validade ou por estar em condições impróprias de conservação e que, de alguma forma, se tornem inadequados para o fim que se destinam. Segundo o código de defesa do
consumidor, alimentos impróprios para uso e consumo, de acordo com o parágrafo 6º do art. 18, são classificados como produtos cujos prazos de validade estejam vencidos, ou que estejam deteriorados ou alterados de alguma forma.
Quais males os alimentos vencidos podem causar no nosso organismo?
O consumo de alimentos vencidos pode desencadear uma série de intoxicações e infecções devido à presença de alguns microrganismos, como por exemplo a bactéria Escherichia coli e Salmonella sp. Isso pode levar a sintomas mais comuns como dores abdominais, vômitos, febre, diarreia e, dependendo da intensidade, até mesmo ao óbito. Para pessoas que possuem doenças crônicas, esses transtornos são ainda
mais perigosos por conta da facilidade em desenvolver complicações após o uso desses alimentos. Outro exemplo de bactéria é a Clostridium botulinum, sendo considerada uma das mais perigosas, e estão presentes em alimentos enlatados contaminados ou que passaram por um processo térmico inadequado, podendo
causar botulismo, uma doença grave e fatal.
Preste atenção ao conservar seu alimento!
De fato, os alimentos quando saem do mercado precisam ser guardados em locais adequados em nossas casas, cada um com sua peculiaridade. Portanto, quando fazemos isso de maneira inadequada, inúmeros problemas podem acompanhar esse ato. Intoxicação alimentar, infecções bacterianas não são resultados exclusivos de alimentos fora da validade, mas também de comidas mal conservadas. É preciso
armazenar os alimentos nos locais apropriados conforme orientação dos fabricantes e profissionais da área de qualidade. Devemos estar atentos, pois é comum haver festas comemorativas onde as sobras ficam para a refeição do outro dia, mas não sendo guardadas no local adequado, essa ação pode vir correlacionada a problemas digestivos futuros.
Você costuma verificar a data de validade?
Atualmente é comum resolvermos as coisas com pressa e não nos atentarmos com frequência aos mínimos detalhes, e um deles é a data de validade. Ela consiste em tempo estipulado para que um alimento possa ser consumido, em condições ideais de armazenamento, e é identificada no rótulo do produto.
Mas o que ocorre em um alimento vencido?
Como sabemos, os alimentos passam por um processo de deterioração, o que é evidenciado através da mudança das propriedades físicas e químicas. Isso acontece quando eles são expostos a condições inadequadas de armazenamento ou quando se encontram fora do seu prazo de validade. Por conta disso, é essencial investigar o potencial de crescimento microbiano no alimento diante das diferentes condições de armazenamento. Dessa forma, os pesquisadores não levam em conta apenas se a quantidade de microrganismos presentes ao longo do tempo está dentro do limite estabelecido pela Anvisa, mas também analisam aspecto, aroma, sabor e cor, a fim de determinar as condições de armazenamento e prazo de validade de cada produto. Entretanto, alguns microrganismos presentes nos alimentos podem se proliferar sem causar qualquer alteração perceptível e interferir na qualidade do alimento, colocando a saúde da pessoa em risco, visto que alguns microrganismos são capazes de produzir toxinas que podem resultar em intoxicações alimentares.
Como a Fórmula Consultoria pode te ajudar?
Agora vocês já sabem dos riscos de se ingerir alimentos fora da validade e maneiras importantes para que um produto alimentício se mantenha fresco e próprio para consumo. A Fórmula Consultoria pode ajudar a impulsionar sua empresa e encontrar métodos de conservação ideais para o seus produtos. Entre em contato conosco e agende sua reunião de diagnóstico gratuita!
Escrito por:
Arianne Bilhalba – Assessora do Comercial
Adriano Condessa – Ex-trainee
Luana Monteiro – Gerente de Projetos
Referências bibliográficas
Lei nº 8.137, de 27 de dezembro de 1990.
Por que os alimentos estragam e qual o perigo de consumi-los?