O que é um espessante alimentar?
Segundo a legislação brasileira, Portaria Nº 540 de 27 de outubro de 1997, do Ministério da Saúde, espessante é a substância que aumenta a viscosidade de um alimento. Tal característica refere-se à capacidade de resistência em fluir de um líquido. Portanto, espessantes são aditivos alimentares uma vez que não possuem o propósito de nutrir, mas alterar as características físicas, químicas, biológicas ou sensoriais.
Quais são os tipos de espessantes alimentares?
No mercado alimentício, há uma variedade de espessantes. Destacam-se os gerados a partir de extrato de algas, como os alginatos – extraídos das algas pardas – e carragenas – extraídas das algas vermelhas e os de extratos de sementes, como a goma de guar (tipo de fibra solúvel), que possui baixo custo. Além disso, amidos e celulose modificados, gelatina e outras gomas também atuam eficazmente como espessantes.
Quais são os benefícios dos espessantes alimentares?
- Melhoria na textura e consistência de alimentos;
- Muitos atuam como estabilizantes e gelificantes;
- Facilitam a ingestão alimentar por idosos;
- São essenciais ao combate à disfagia, que consiste em uma alteração na deglutição do indivíduo, gerando dificuldade para engolir. Alimentos líquidos, com baixa viscosidade, exigem grande controle desse processo mecânico, aumentando consideravelmente a aspiração laringotraqueal, podendo levar à morte. Dessa forma, os aditivos são responsáveis por engrossar tais alimentos contraindicados no início da reintrodução alimentar via oral, diminuindo a desidratação dos pacientes.
Onde encontrar os espessantes alimentares?
Os espessantes são usados em pequenas proporções e geralmente não apresentam toxicidade. Dessa forma, as aplicações mais significativas desse tipo de aditivo estão em:
- Setores de panificação;
- Alimentos açucarados: usados como agentes aglutinantes;
- Produtos lácteos como, por exemplo, sorvetes, nos quais melhoram a textura, firmeza e evitam separação de cristais grandes de gelo;
- Produtos cárneos: aumentam viscosidade, prolongando estado de frescura e capacidade de armazenamento;
- Bebidas: aumentam o poder de suspensão;
- Molhos e sopas.
Então, afinal, por que investir em espessantes alimentares?
A textura é a propriedade mais importante nos alimentos quando se pensa em termos sensoriais, sendo captada pela visão (com exceção da cor), tato e audição. Por esse motivo, o consumidor leva em conta todos esses aspectos ao levar um produto, sendo um dos critérios utilizados na compra. Desse modo, é de suma importância manter a excelência na textura do alimento, a fim de conquistar o gosto dos clientes.
Em vista disso, a Fórmula Consultoria é capacitada para ajudar, através do serviço de pesquisa bibliográfica, na escolha desses espessantes. Os benefícios são inúmeros, tais como a ampla visão baseada em fatos, economia de tempo e otimização de processos.