O Brasil é o segundo país com maior população de animais de estimação do mundo. Segundo dados do Instituto Pet Brasil, a estimativa é que haja 139,3 milhões de animais nas casas brasileiras. Números tão significativos embasa o alto crescimento do mercado pet. Este está dividido em: pet serv, pet vet, pet care e pet food.
Pet food abrange toda a parte de produção de alimentos para pets, podendo ser de forma industrial ou não. Sendo assim, é a parte que mais fatura atualmente. Já foi o tempo em que a alimentação dos bichanos se baseava apenas em ração industrial. O mercado se desenvolveu e tornou disponíveis produtos como cervejas e chocolates para eles.
Juntamente com essa nova tendência surgiu a necessidade de um guia para uma produção de qualidade e segura. Desse modo, a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), desenvolveu o Manual Pet Food Brasil.
Mas como saber se o produto que estou comprando para o meu pet é “seguro”?
A produção de alimento seguro é uma grande preocupação de todos os pais e mães de pet, por isso devemos estar atentos sobre a regulamentação vigente para produção e armazenamento desses produtos.
A definição das normas para fabricação, comercialização, registro e fiscalização dos produtos de alimentação animal é realizada pela CPAA (coordenação de produtos de alimentação animal), do departamento de fiscalização de insumos pecuários, da Secretaria de Defesa Agropecuária(SDA) e é executada pelos fiscais federais agropecuários. Os estabelecimentos devem cumprir o estabelecido na instrução normativa Nº 4/2007.
Estabelecimentos que fabricam e comercializam rações, suplementos, entre outros, DEVEM possuir registro no MAPA(Ministério de Agricultura Pecuária e Abastecimento). Além de seguir a normativa de número 30, de 05 de agosto de 2009 que “Estabelece critérios e procedimentos para o registro de produtos, para rotulagem e propaganda e para isenção da obrigatoriedade de registro de produtos destinados à alimentação de animais de companhia.”.
E falando em Rotulagem nutricional, você já reparou no rótulo do alimento do seu bichinho?
Assim como há uma preocupação de informar ao consumidor humano o que ele está consumindo a mesma importância deve ser dada ao público animal. Dessa forma, há uma crescente busca por alimentos que além de nutritivos, possuem benefícios a saúde e bem estar animal. Portanto, a rotulagem nutricional nos produtos destinados aos animais é um direito do consumidor.
O rótulo no mercado pet food seguem regras bem parecidas as direcionadas a produtos para consumo humano. Nela deve constar informações sobre a composição nutricional, considerando o tamanho da porção diária e nutrientes. O objetivo principal é a orientação aos donos/pais de pet e a manutenção da saúde dos animais. Atendendo assim, os requisitos estabelecidos pelo órgãos reguladores.
E como a Fórmula Consultoria Farmacêutica pode te ajudar?
Dentro da nossa carta de serviços temos a Rotulagem Nutricional Pet ! Elaboramos a tabela de níveis de garantia seguindo as legislações do MAPA para alimentos de animais de companhia. Além disso, seguimos bibliografia de nutrição de animais reconhecida mundialmente e contamos com a validação do nosso especialista na área de nutrição.
Escrito por: Ana Beatriz e Debora.