Nos dias de hoje, muito se fala acerca da necessidade de reduzir os impactos das ações humanas no meio ambiente. Diante disso, a sustentabilidade e os cosméticos naturais surgem como uma alternativa que, ao mesmo tempo em que atende às demandas da população sem comprometer o futuro do planeta, representa um marco inovador, baseando-se em um tripé que engloba aspectos econômicos, ambientais e sociais.
Deste modo, presenciamos o desenvolvimento de sociedades cada vez mais engajadas em promover um desenvolvimento sustentável, com ações que abrangem desde pequenas mudanças em hábitos rotineiros até métodos alternativos de produção. Assim, atualmente, os consumidores vêm se preocupando cada vez mais com uma escolha consciente, e, nesse cenário, destacam-se os produtos eco-friendly, ou seja, aqueles cuja matéria prima e processo de fabricação não conferem consequências negativas ao meio ambiente, além de não serem nocivos à saúde humana. Portanto, empresas que escolhem uma abordagem ecológica tem se destacado frente ao mercado consumidor, principalmente aquelas voltadas a cosméticos naturais.
Afinal, o que são cosméticos naturais?
São aqueles cuja formulação é composta por matérias primas naturais, que podem ser produtos vegetais ou minerais, e, de acordo com Relatório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), não podem conter aditivos químicos em sua composição. Além disso, segundo a Associação de Certificação Instituto Biodinâmico (IBD), eles não podem conter matérias-primas sintéticas ou semi-sintéticas nas formulações, com algumas exceções. Vale ressaltar que uma matéria prima natural não é necessariamente orgânica.
Considerado um cosmético natural, segundo a Ecocert, um produto que contém no mínimo 95% do conteúdo total das matérias-primas naturais. Os 5% restantes podem ser substâncias sintéticas ou orgânicas, exceto corantes, conservantes e fragrâncias sintéticas, derivados do propileno, amônia, silicone, dietanolamidas, derivados o petróleo e matérias geneticamente modificadas, testadas em animais ou provinda do sofrimento destes.
Quais são seus benefícios?
- Reduzem a exposição a componentes potencialmente prejudiciais à saúde, como parabenos, corantes e petrolatos;
- Reduzem os riscos de irritação na pele;
- Mais seguros para peles sensíveis;
- Contém componentes saudáveis para a pele como ácidos graxos essenciais, minerais e óleos ricos em nutrientes que podem nutri-la. Pode conter determinados componentes com propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e reparadoras da pele;
- São seguros para uso após tratamentos faciais e procedimentos cosméticos;
- Aumentam o interesse do consumidor;
- Contribuem para o desenvolvimento de uma sociedade mais sustentável;
Os cosméticos naturais estão conquistando um grande espaço no cenário atual, sendo uma forte tendência para os próximos anos. Se você possui interesse em expandir e investir em produtos sustentáveis com formulação natural, entre em contato com a gente!