Como aumentar a vida útil do meu cosmético e vender mais?

O que é a vida útil de um produto?

A vida útil de uma formulação cosmética está diretamente relacionada ao conceito de “prazo de validade”, que é caracterizado como o período durante o qual o produto mantém suas características originais.

Esse prazo antes de ser um exigência legal é, especialmente, um requisito técnico de qualidade. Um produto instável do ponto de vista físico-químico, microbiológico ou toxicológico, além da perda de eficácia pode também provocar danos e comprometer a confiabilidade frente ao consumidor.

Por que é importante estabelecer a vida útil do seu cosmético?

Existem dois motivos principais que tornam a determinação do prazo de validade imprescindível: a perda da efetividade do produto e a intolerância ao mesmo, ao longo do tempo. Um produto pode perder sua eficácia em razão do tempo prolongado de armazenamento, além de poder gerar intolerâncias, reações alérgicas ou então infecções. As substâncias que podem ser adicionadas a esses produtos a fim de aumentar sua vida útil são chamadas de conservantes – sendo um dos fatores que interferem apenas no prazo de validade, evitando o crescimento de microrganismos. A lista de conservantes regulamentados muda de país para país; no Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) é o órgão responsável por estabelecê-la.

Além disso, de acordo com a ANVISA: “produtos expostos ao consumo e que apresentem problemas de estabilidade organoléptica, físico-química e ou microbiológica, além de descumprirem os requisitos técnicos de qualidade podem, ainda, colocar em risco a saúde do consumidor configurando infração sanitária.”

Como é determinada a vida útil do seu produto cosmético?

O prazo de validade de uma formulação cosmética é determinado por testes de estabilidade, que podem ser encontrados no “Guia de estabilidade de produtos cosméticos” disponibilizado pela ANVISA e no entanto, não seguem um padrão. Sendo assim, o fabricante é responsável por definir os testes e os critérios de aprovação de acordo com as condições do produto a ser testado. Esses testes reproduzem as condições de uso do produto, antecipam problemas da formulação e do acondicionamento, no geral. Ao final, determinam o tempo em dias, meses ou anos que o produto possui as mesmas condições que tinha quando recém fabricado – garantindo qualidade e segurança ao consumidor.

Como vender mais?

Sendo assim, ao desenvolver um produto cujo prazo de validade é bem estabelecido, tal qual mantida sua estabilidade durante esse prazo, além de garantir uma confiabilidade do consumidor – que é fundamental para o crescimento do seu negócio -, gerando mais e maiores vendas, é possível viabilizar essa venda em supermercados e lojas. Para a venda em mercados, é obrigatório o estabelecimento do prazo de validade do produto.

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