Chocolate: vilão ou aliado na dieta equilibrada?

Hoje, 7 de julho, é o Dia Mundial do Chocolate e a Fórmula Consultoria não poderia deixar de falar um pouquinho sobre esse fruto dos deuses, não é mesmo?! Afinal, o chocolate é um alimento apreciado no mundo todo e, aqui no Brasil, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), cerca de 75% da população faz consumo desse alimento tão amado!

Agora conta para a gente, quantas vezes você já pensou: como vou manter uma alimentação equilibrada, se não consigo resistir a um chocolate saboroso? Acredito que muitas vezes, já que o nosso queridinho sempre foi tratado como um vilão nas dietas. Mas não se preocupe, a Fórmula está aqui para te contar um segredo!

Conheça os nutrientes presentes no chocolate

Você já deve saber que o principal ingrediente que compõe o chocolate é o cacau, certo? Pois então, aí é que está o segredo! O cacau é um fruto rico em diversos nutrientes, como proteínas, vitaminas, minerais e compostos fenólicos, principalmente os flavonóides (substâncias encontradas em plantas, frutas e sementes). Estes são os responsáveis por trazer uma série de benefícios para o organismo!

Confira os benefícios do Cacau

Há diversos estudos na literatura que demonstram os benefícios provocados pela ingestão do cacau, mas é claro, desde que seja consumido de forma moderada. Veja algumas das vantagens desse fruto a seguir:

Reduz o risco cardiovascular e o colesterol

Por ser um fruto rico em compostos fenólicos, o cacau pode ajudar na redução da pressão arterial de forma relevante, bem como aliviar os efeitos de radicais livres. A diminuição desses radicais ameniza a oxidação do colesterol LDL, o colesterol ruim, e a adesão do mesmo nas artérias. Isso porque esses compostos são altamente antioxidantes! 

Ajuda a melhorar o humor

Dentre os vários compostos fenólicos presentes no cacau, há em sua composição o triptofano e magnésio. Juntos, são capazes de estimular a produção de serotonina, um neurotransmissor responsável pela sensação de felicidade e bem-estar.

Combate ao envelhecimento da pele

Devido ao efeito antioxidante já citado ao longo desse texto, cosméticos compostos por cacau, como cremes corporais, podem auxiliar no combate ao envelhecimento da pele, além de ser um poderoso hidratante.

Auxílio no desempenho de atividades físicas e recuperação pós-treino

Por essa você não esperava, não é mesmo? Um estudo realizado pela Universidade de Kingston, mostrou um aumento na produção de óxido nítrico (NO), um gás que favorece a dilatação dos vasos sanguíneos, após o consumo do cacau. Essa vasodilatação auxilia na oferta de oxigênio nas células, além de melhorar a absorção de glicose e a contração muscular. Logo, é notável o maior desempenho durante a prática de esportes! 

Por outro lado, o nosso queridinho também é capaz de auxiliar na recuperação pós-treino, porém, nesse caso, quando acompanhado de um delicioso leite! Isso mesmo que você leu. O estudo publicado pela European Journal of Clinical Nutrition indica que a junção desses dois alimentos contém vários nutrientes como carboidratos, proteínas, gorduras, eletrólitos e água, ideais para uma boa recuperação pós-atividade física. 

Como incluir o chocolate em uma dieta equilibrada?

Se você chegou até aqui, já percebeu que quem diz que não tem chocolate saudável errou rude! E depois de todos os benefícios citados, chegamos ao ponto tão esperado: como incluir o chocolate em uma dieta equilibrada?

Pois bem, o segredo continua sendo o cacau! Então, na hora que você for escolher um chocolate, a melhor opção deverá ser um que contenha no mínimo 70% de teor de cacau. Isso porque quanto maior o teor de cacau, maior a quantidade de compostos fenólicos, os responsáveis por todos os benefícios vistos até agora.

Além disso, verifique o rótulo nutricional com bastante atenção, pois a lista de ingredientes aparece da maior quantidade presente na composição para a menor. Ou seja, se no seu chocolate consta o cacau como primeiro ingrediente, sucesso! Mas se ao invés do cacau, apresentar o açúcar… Dependendo do objetivo da sua dieta é melhor evitar, uma vez que uma maior quantidade de açúcar e baixa concentração de cacau podem resultar no aumento de peso indesejado.

Por último, mas não menos importante, sempre siga as orientações de um médico ou nutricionista para avaliar qual é o melhor chocolate e como implementá-lo na sua dieta. E, lembre-se, “a diferença entre o remédio e o veneno é a dose”. Portanto, consuma o chocolate com moderação!

Como a Fórmula Consultoria pode ajudar você?

Se você é um empreendedor, a Fórmula pode te ajudar a desenvolver um produto alimentício totalmente personalizado a partir do serviço de Formulação de Produto Alimentício. Já imaginou produzir um suplemento contendo cacau? Agora, se você notou a importância de um rótulo nutricional na embalagem dos alimentos e quer garantir maior transparência ao seu cliente, a Fórmula te auxilia a produzir uma Tabela Nutricional. Entre em contato conosco e agende uma reunião gratuita para saber mais sobre esses serviços!

Posts recentes

Solicite um diagnóstico gratuito!

Se precisa de ajuda para solucionar alguma dor específica no que tange alimentos, cosméticos e assuntos regulatórios na ANVISA e MAPA, está no lugar certo.