Atualmente, cada vez mais consumidores de cosméticos, perfumes e produtos de higiene pessoal estão atentos à conduta dos fabricantes em relação ao cuidado com meio ambiente e preocupação com os animais. Devido a isso, tem crescido no mercado, o número de pequenos empreendedores voltados para área de cosméticos artesanais, veganos e naturais, que fabricam produtos como sabonetes, xampus, cremes hidratantes, máscaras faciais, entre outros.
Porém, também há uma exigência de que estes produtos sejam certificados e de que os fabricantes tenham o compromisso de oferecer produtos de qualidade e seguros para uso. Por isso, existem legislações que regulamentam sua produção e comercialização, visando garantir a qualidade e a segurança à saúde dos consumidores. A análise microbiológica é uma das formas utilizadas para garantir essa qualidade e é também um de nossos serviços!
Mas você sabe o que é?
A análise microbiológica de produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes, é um processo que permite estabelecer o prazo de validade, que segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), consiste no tempo em que o produto mantém suas propriedades, quando conservado na embalagem original e sem danos, em condições adequadas de armazenamento e utilização.
Esta análise é realizada em laboratório, com profissionais qualificados, através de testes para confirmar a ausência de alguns microrganismos ou verificar o limite máximo permitido por lei, de agentes como bactérias totais, coliformes totais e fecais, Staphylococcus aureus, microrganismos mesófilos totais aeróbios, entre outros que podem causar danos na estabilidade do produto e na saúde do consumidor.
Porque realizar a análise microbiológica em cosméticos?
De acordo com a ANVISA, todos os produtos de higiene pessoal e também cosméticos, devem, obrigatoriamente, possuir um rótulo em sua embalagem.
O objetivo do rótulo é permitir que o consumidor obtenha as informações mais relevantes acerca daquele produto, bem como seu modo de usar e indicação de uso. Além disso, outras informações imprescindíveis devem estar no rótulo, entre elas, o número de autorização de funcionamento da empresa (AFE); nome do produto; lote ou partida na embalagem primária; e adivinhe só, também o prazo de validade! Por isso é uma análise tão importante de ser realizada, e demonstra que o fabricante realiza um trabalho sério.
Quais vantagens esse serviço oferece?
Desta forma, realizar a análise microbiológica de cosméticos, traz aos fabricantes a vantagem de oferecer produtos com qualidade garantida, estando de acordo com a legislação, e a oportunidade de estabelecer um compromisso de transparência e preocupação com a saúde de seus consumidores. Além disso, estabelecer o prazo de validade de um produto possibilita que seus fabricantes consigam estabelecer com segurança um estoque, sem correr o risco de comercializar um produto que perdeu sua estabilidade e propriedades, possibilitando também, a ampliação da produção.
Ficou interessado neste serviço? Nós da Fórmula Consultoria podemos ajudar você! Entre em contato conosco para saber todos os detalhes e levar seus produtos a um novo nível!
Escrito por: Laiza Fernandes – Assessora de projetos 2020