A Rotulagem Nutricional consiste em uma descrição de todas as propriedades nutricionais a respeito de determinado alimento.                           

Esta é de grande importância para a promoção da alimentação saudável, além de ser destacada por diversos estudos a sua relação com as estratégias para a redução do risco de doenças crônicas.

A rotulagem geral dos alimentos tornou-se obrigatória no Brasil de acordo com a Resolução RDC n° 259/2002 da ANVISA. A inclusão obrigatória das informações nutricionais dos alimentos nos rótulos está regulamentada pela Resolução RDC n° 359/2003 e Resolução RDC n° 360/2003. E recentemente, segundo a Resolução RDC n° 26/2015, a informação relacionada à presença de alérgenos alimentares no produto também deve estar contida na rotulagem.

A rotulagem geral dos alimentos deve conter informações como denominação do produto, lista de ingredientes (em ordem decrescente de proporção), conteúdo líquido, identificação da origem, instruções de preparo (se necessário), prazo de validade e lote. Na rotulagem nutricional, as informações que devem estar contidas são: valor energético (em kcal e em kJ), carboidratos (g), proteínas (g), gorduras totais (g), gorduras saturadas (g), gorduras trans (g), fibras alimentares (g) e sódio (mg).

Por que eu preciso?

 

  • Adequação à legislação vigente
  • Conquista de credibilidade dos consumidores em um mercado competitivo
  • Possibilita a venda de seus produtos em lojas e supermercados
  • Promoção da saúde e escolhas conscientes

Como posso fazer isso?

A Fórmula Consultoria possui todo conhecimento necessário e experiência para elaboração de rotulagem nutricional de qualidade de um produto alimentício de acordo com as legislações vigentes. Além de contar com a orientação de professores da UFRJ especialistas na área de alimentação e nutrição.