Documento que descreve as operações adotadas por estabelecimentos e serviços de alimentação a fim de garantir a qualidade higiênico-sanitária.            

O Manual de Boas Práticas de Fabricação consiste num documento que descreve todas as operações e atividades adotadas por estabelecimentos/indústrias e serviços de alimentação a fim de garantir a qualidade higiênico-sanitária e a conformidade dos alimentos exigidas pela legislação sanitária. A obrigatoriedade do Manual de Boas Práticas de Fabricação para estabelecimentos produtores/industrializadores de alimentos e para serviços de alimentação está regulamentada pela Resolução ANVISA RDC nº 275/2002 e RDC nº 216/2004, respectivamente.

De acordo com a Resolução ANVISA RDC nº 216/2004, no manual devem ser incluídos, no mínimo, os requisitos higiênico-sanitários dos edifícios; a manutenção e higienização das instalações, dos equipamentos e dos utensílios; o controle da água de abastecimento; o controle integrado de vetores e pragas urbanas; o manejo de resíduos e o controle e a garantia de qualidade dos alimentos preparados, entre outros. O Procedimento Operacional Padrão consiste em um documento importante que deve estar incluído no manual como anexo amparado pela Resolução ANVISA RDC nº 275/2002.

Por que eu preciso?

  • Adequação à legislação vigente
  • Investimento em gestão da qualidade
  • Possibilita melhoria e mais rapidez nos processos
  • Treinamento da equipe

Como posso fazer isso?

A Fórmula Consultoria possui todo conhecimento necessário e experiência para elaboração de um manual de boas práticas de fabricação, atentando-se sempre a todos os requisitos higiênico-sanitários estipulados pela legislação sanitária. Além de contar com a orientação de professores da UFRJ especialistas nesta área.