O que é?

O Manual de Boas Práticas de Manipulação consiste em um documento no qual descreve o conjunto de medidas, adotadas por farmácias de manipulação, que visam assegurar que os produtos manipulados sejam consistentemente manipulados e controlados, com padrões de qualidade apropriados para o uso pretendido e requerido na prescrição. Desta forma, estabelece os requisitos mínimos para aquisição e controle de qualidade da matéria-prima, armazenamento, manipulação, conservação, transporte, entre outros.

A obrigatoriedade do Manual de Boas Práticas de Manipulação para farmácias de manipulação está regulamentada pela Resolução ANVISA RDC nº 67/2007 e RDC nº 87/2008.

Este serviço consiste na elaboração de um Manual de Boas Práticas de Manipulação para farmácias de manipulação (alopática, homeopática, de fitoterápicos, entre outras) de acordo com as exigências previstas na legislação vigente. Além disso, treinamentos podem ser oferecidos para a implementação de forma adequada das Boas Práticas de Manipulação descritas no manual.

Por que eu preciso?

  • Adequação a legislação vigente
  • Investimento em gestão da qualidade
  • Possibilita melhoria e mais rapidez nos processos
  • Treinamento da equipe

Como posso fazer isso?

A Fórmula Consultoria possui todo conhecimento necessário para elaboração de um Manual de Boas Práticas de Manipulação, atentando-se sempre a todos os requisitos estipulados pela legislação. Além de contar com a orientação de professores da UFRJ especialistas nesta área.