Podemos considerar intangíveis as características de um empreendedor. Porém, sempre existem formas de dar uma noção ou até entender melhor cada uma. Assim, trazendo um pouco para realidade, podemos utilizar desses conceitos para melhorar seu negócio.

 

Pilares do Empreendedor

 

1) Visão

Vamos começar definindo primeiramente a Visão. Esta pode ser desde uma ideia inovadora ou algo que já exista. Porém, é enxergar as oportunidades em um determinado momento e não só ver e idealizar. A Visão é além. Isso porque,  quando você tem a Visão antecipada de uma oportunidade e percebe que ninguém está prestando atenção esta Visão passa a ter o valor de uma informação privilegiada. A partir da informação de uma excelente oportunidade, deve se estudar sobre, questionar e observar. Com as informações obtidas podemos considerar essa Visão como uma oportunidade concreta e baseada em dados.

 

2) Coragem

A Coragem, a segunda característica, é definida pelo dicionário como “firmeza de espírito para enfrentar situação emocional ou moralmente difícil”. Porém, para um empreendedor, ter Coragem é um diferencial. Isso acontece, pois a Visão é uma qualidade que muitas pessoas possuem e não tem nenhum risco envolvido. No entanto, a Coragem nos ajuda a vencer os medos. Isso porque, medo todos têm, tanto o empreendedor quanto os clientes. Este medo está presente em todas as decisões difíceis e que são capazes de mudar o curso da sua vida. E essa tal de Coragem faz com que uma pequena quantidade de pessoas siga em frente e realize mudanças no curso de suas vidas. É muito importante ter Coragem para seguir seu sonho ou para abraçar uma oportunidade, o que seria impossível sem esta.

 

3) Competência

Após iniciar com a Visão do seu negócio e depois a Coragem para dar início a ele e enfrentar esse desafio (empreender), tem a terceira característica que é Competência.  E assim, possuindo conhecimento e entendendo o seu negócio pode se alcançar a Excelência. Experiência é um fator importante também para que a Competência na execução dos processos da sua empresa ajude no seu sucesso. E ter essa Competência ajuda a criar Coragem para seguir em frente. Isso porque, além de ter a Visão tendo as Competências para o seu negócio, a Coragem é só um pequeno obstáculo comparada a Coragem necessária se só tiver a Visão. A Competência é o que traz segurança para o empreendedor, pois quando se tem excelência o sucesso fica mais próximo.

Olhando para qualquer empreendimento é possível ver esses três parâmetros. Praticar essas características é essencial para qualquer tipo de negócio. E quanto mais se pratica melhor você se torna. Por isso que quem é empreendedor não importa o tipo de negócio, mas sim a qualidade do empreendedor.

 

Escrito por:

Marlon Máximo – Gerente Financeiro