Como economizar tempo e recursos com a 5W2H?

 

Você sabe por que essa ferramenta é chamada de 5W2H?

Os 5W vêm de:

  • What (o que será feito?),
  • Why (por que será feito?),
  • Who (por quem será feito?),
  • Where (onde será feito?),
  • When (onde será feito?)

e os 2H são referentes à:

  • How (como será feito?),
  • How much (quando custará?).

A 5W2H pode ajudar, principalmente, os empreendedores que estão começando ou idealizando um negócio. Isso porque, essa ferramenta bem aplicada pode esclarecer dúvidas, otimizar processos e melhorar a gestão dos projetos, já que podem eliminar quaisquer dúvidas que possam aparecer durante uma atividade.

A ferramenta nada mais é do que um checklist que permitirá maior clareza e efetividade na realização de atividades por parte da equipe envolvida no projeto. A metodologia consiste na resposta aos 5W e 2H. Uma vez com as respostas, o recomendado é que seja feita uma planilha com os passos e detalhes. Para a criação dessa planilha, é necessário ter em mente as causas do problema e realizar cada etapa de maneira a explicar de forma clara o que deverá ser feito.

Além disso, a ferramenta pode ser uma economia de tempo e recursos, já que as dúvidas que serão por ela esclarecidas, darão lugar à produtividade. A 5W2H traz maior clareza na atribuição de cada colaborador à um projeto específico, porque eles terão acesso ao que faz, onde, como, porque, quando, etc.

A aplicação da ferramenta não é tão fácil quanto parece. A formulação de soluções para cada questão é na verdade, bem trabalhoso. Mas fará com que os processos fiquem mais ágeis e permitirá que os colaboradores estejam a par da situação.

 

Em qual momento eu aplico a 5W2H?

O 5W2H pode ser aplicado em diversas situações, como para planejar redução de custos, realizar planejamentos no geral, tornar a empresa mais lucrativa. Além disso, pode definir estratégias até mesmo para sua vida pessoal, como para planejar viagens.

Escrito por:

Katharine Monteiro - Gerente de Comunicação de Marca