É fácil de imaginar um farmacêutico em frente a uma bancada de laboratório produzindo medicamentos, em análises clínicas, e cuidando da medicação em hospitais. Ou ainda, trabalhando em indústrias farmacêuticas ou atrás de um balcão de farmácia ou drogaria prestando auxílio aos seus clientes. Porém, é um pouco mais difícil imaginar este profissional como gestor de uma empresa.

Mas por que este paradigma?

Nada melhor do que um profissional da área, que tem conhecimento dos processos operacionais específicos da função, gerindo o negócio. Este com certeza terá a visão mais sistêmica da empresa, seja ela indústria, laboratório ou simplesmente uma drogaria. E assim, podendo gerar melhores pensamentos estratégicos e de crescimento do negócio.  Ser gestor exige do profissional conhecimento aprofundado em gestão empresarial, aptidão para tarefas administrativas e visão estratégica. Além de algumas outras habilidades como liderança e comunicação.

O gestor farmacêutico age no cumprimento das legislações vigentes de acordo com o negócio na qual está coordenando. Este também define o marketing usado e garante a satisfação dos seus clientes. Além disso, é responsável por formar uma equipe de alta performance que possa suprir a demanda técnica e profissional da empresa. Também cuida das transações orçamentárias, sempre atento aos lucros e prejuízos, logística e qualidade na produção prezando sempre o cumprimento das Boas Práticas de Manipulação e/ou Fabricação, além de garantir que cada processo esteja sendo realizado do melhor jeito possível.

O farmacêutico neste cargo pode atuar em indústrias farmacêuticas, cosméticos e alimentos, laboratórios de análises clínicas, drogarias e farmácias de manipulação e em muitos outros. Ao atuar como gerente ou diretor farmacêutico, o profissional une o tecnicismo das áreas da farmácia com os conhecimentos de gestão necessários para a obtenção de bons resultados corporativos.

Escrito por:

Kassia Ferreira – Diretora do Administrativo-Financeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.